APLB-Sindicato realiza Ato Público de 12h na em frente a Prefeitura de Jequié (BA)

A APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia) promoveu nessa quarta-feira (24), um Ato Público em frente à Prefeitura Municipal de Jequié. Muitos profissionais em educação se reuniram por 12h em manifestação a favor do piso salarial (lei 11.738/2008), melhorias nas condições de trabalho, respeito ao plano de carreira e a valorização do trabalhador em educação.

Os professores fizeram uma caminhada com saída da Praça Juracy Magalhães rumo a Prefeitura, onde participaram ativamente com faixas, palavras de ordem, músicas, dramatizações, paródias e leitura de cordel. Essa foi mais uma resposta da APLB-sindicato à redução do índice do piso salarial dos professores de 7,97% para 2% e a não aplicação do plano de carreira, gerando a paralisação dos professores no Município de Jequié. A manifestação foi encerrada com uma oração e com a queima simbólica dos 2% oferecido pela prefeita Dra Tânia Britto.

“Nós manifestamos a preocupação com a situação da educação do nosso município. Em média 18 mil alunos da rede municipal (da educação infantil ao ensino fundamental) estão sem aula e os profissionais em educação estão parados. A Aplb exige que o executivo municipal, em especial a prefeita Tânia Brito, se sensibilize com a situação dos trabalhadores em educação e cumpra a lei. Essa não é uma tarefa impossível de ser realizada”, afirma a diretora da APLB-Sindicato, Caroline Moraes.

Na quinta-feira, (25) às 17h, a diretoria da APLB participou de audiência com a Prefeita e Secretários, sendo que outra já está agendada para a próxima segunda-feira (29), ambas na tentativa de resolver o reajuste salarial e o impasse instalado na Educação Municipal.

Fonte: APLB