Trabalhadores da Fras-le conquistam avanços no PPR e na insalubridade

Com união e mobilização os metalúrgicos da Fras-le de Caxias do Sul conquistaram avanços no valor pago no Programa de Participação nos Lucros e também referentes à insalubridade.

Em assembleia, realizada pela manhã (02), os trabalhadores do primeiro turno decidiram, por unanimidade, aceitar a proposta da empresa e não entrar em greve. Na quarta-feira (31), os trabalhadores aprovaram o início da greve caso não ocorresse um aumento satisfatório no valor do PPR.

O valor pago pela participação de cada trabalhador passa de R$ 430 (valor divulgado pela empresa anteriormente) para R$ 825, seguindo uma escala pelo salário de cada trabalhador.

“O aumento no valor do PPR é uma conquista, mas avançar no quesito insalubridade é de suma importância para nós metalúrgicos. A partir de novembro teremos dois peritos dentro da empresa, um indicado pelo sindicato outro pela empresa, para analisar máquina por máquina, setor por setor para que todos os trabalhadores que atuam em ambiente insalubre recebam o adicional e tenham melhores condições de trabalho”, destaca Leandro Velho, presidente em exercício do sindicato.

O presidente licenciado, deputado federal Assis Melo, parabenizou os trabalhadores pela conquista. “Essa foi uma conquista de quem ousou lutar e se mobilizar. Os avanços são fruto da unidade dos trabalhadores da Fras-le. Mais uma demonstração de que lutar vale a pena e juntos conseguimos avançar”, salienta. Assis destacou também que os trabalhadores precisam lutar por um PPR linear. “Dividir os lucros igualmente é justo e todos entendem como é feita essa divisão. O PPR é fruto da participação de todos, indistintamente, e todos merecem partes iguais nesse lucro.”

As horas paralisadas não serão descontadas.

Fonte: Sindimetal