Metalúrgicos da Neobus de Caxias do Sul paralisam por PPR e contra o assédio moral

Os cerca de 1,6 mil trabalhadores do turno da manhã da empresa Neobus de Caxias do Sul (RS), decidiram por unanimidade, na manhã desta segunda-feira (19), paralisar as atividades até que a empresa queira negociar um novo valor de PPR (Programa de Participação nos Resultados) e questões referentes a danos morais.

A decisão foi tomada em conjunto com o Sindicato dos Metalúrgicos durante assembleia realizada na porta da fábrica. A empresa até o momento não manifestou interesse em negociar.

“O papel do sindicato é estar ao lado dos trabalhadores e eles podem sempre contar com o apoio da entidade que os representa. Foi divulgado pela empresa o valor de R$ 700 e que este valor já teria sido negociado com o sindicato, o que não é verdade. A proposta do sindicato era de R$ 1 mil. Além disso, é um desrespeito com os trabalhadores a empresa sequer manifestar interesse em negociar com esses trabalhadores que estão descontentes”, destacou Leandro Velho, presidente em exercício do sindicato.

Além do valor do PPR ser considerado baixo pelos trabalhadores, estes relatam também situações frequentes de danos morais dentro da fábrica. Falta de privacidade nos banheiros femininos e a violação de armários pela segurança também foram problemas relatados pelos trabalhadores.

A tarde o sindicato realiza assembleia com os trabalhadores do segundo turno.

Por Fabíola Spiandorello – Sindimetal