Chapa da CTB concorre à eleição do Sinteac nesta quinta-feira

A chapa 6 – apoiada pela CTB – participa, nesta quinta-feira (29), do processo  que elegerá a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac).

Aproximadamente 11 mil servidores da educação vão às urnas para escolher o novo presidente que comandará a entidade pelos próximos três anos (triênio 2013/2016).

Seis chapas concorrem ao pleito, quatro da situação. A Chapa 6 é formada por integrantes da CTB e independes que prometem fazer uma gestão voltada para a categoria.

“Lutamos por um sindicalismo classista e de luta. Não um modelo conciliador como o que existe hoje, que tem dificuldade de cumprir seu papel, de fazer a luta. Por isso defendemos um sindicato que valorize as bases, forte, independente e  propositivo, que dialogue e resguardo como seu principal instrumento a defesa da categoria”, defende o candidato à presidência pela Chapa classista, Raimundo Aciolly .

Para o candidato da CTB o maior problema é o nível de desorganização dos trabalhadores da educação. “Queremos unificar fazer renascer a esperança a partir dos interesses da categoria”, destaca o dirigente.

Nunca na história do Sindicato houve tantas chapas disputando o comando da entidade que completa 50 anos no próximo ano.   Para Raimundo Aciolly, esse é o resultado da gestão equivocada feita pela atual direção.

“Existe um racha e isso se reflete na categoria, que não se sente mais representada pelo sindicato. Em visita às bases sentimos que a grande maioria dos trabalhadores está insatisfeita. Querem se desassociar. Para se ter uma ideia, na última data-base, os trabalhadores foram para as ruas contra o governo e o sindicato. Por isso queremos fazer uma mudança na concepção da diretoria do sindicato, um modelo estabelecido há 12 anos que não tem dado certo”, afirma Aciolly.

Ísis Tavares, presidente da CTB Amazonas e diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) , acompanha o processo eleitoral que acontece simultaneamente em todos os 21 municípios acreanos. Apoio, que segundo Aciolly, tem sido fundamental. “A CTB tem dado total apoio e acompanhado todo o processo ao nosso lado, sendo protagonista”, afirmou.

A apuração está prevista para começar a partir das 20 horas, mas a divulgação do resultado final, por volta da zero hora. “Vamos contar com dez mesas de apuração no Colégio Acreano, para encerrar o resultado mais cedo”, comentou Augusto Rosas, membro da Comissão Eleitoral.

Com o anúncio do resultado, na manhã dessa sexta-feira já começa o processo de transição, que preparará a posse da nova diretoria.

Portal CTB