Mobilização dos metalúrgicos da Unylaser de Caxias do Sul garante avanços para categoria

Em audiência na 2ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, nesta quinta-feira (29), entre representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região e da Unylaser ficou acordado que a empresa irá pagar o total de R$ 180,00 em três parcelas iguais de R$ 60,00, começando em outubro, como um bônus para complementar o valor do PPR (Programa de Participação dos Resultados) pago este ano, 10% do salário, uma média de R$ 249,00. Além disso, a empresa se comprometeu em realizar as melhorias reivindicadas pelos trabalhadores: foi estipulado que terão 90 dias para aumentar o número de pias existentes no vestiário e instalar uma porta basculante no banheiro da produção do pavilhão I.

“Conquistamos estes avanços porque os trabalhadores se mobilizaram, solicitaram a intervenção do Sindicato e estavam dispostos a entrar em greve”, destaca o secretario geral da entidade, Luiz Carlos de Oliveira Ferreira, o Luizão, que esteve à frente nas negociações.

Ficou determinado também que o Sindicato irá realizar duas assembleias junto aos trabalhadores da Unylaser para informar sobre todo o processo de negociação na segunda-feira, 02 de setembro. Em cada turno de trabalho, o Sindicato terá 30 minutos para conversar com os trabalhadores: pela manhã das 7h15 às 7h45 e durante a tarde das 16h45 às 17h15.  Caso não cumpram o que foi determinado na justiça, tanto o Sindicato como a empresa pagarão multa.

O Sindicato esteve com os trabalhadores da Unylaser no dia 21 de agosto, quando realizou assembleias para os dois turnos. No dia seguinte, 22, o sindicato se reuniu com representantes da  empresa para debater as reivindicações. Como não houve acordo e a empresa não demonstrou interesse em negociar e atender às reivindicações dos trabalhadores, a possibilidade de greve foi levantada.  Na sexta-feira, 23, a Unylaser entrou com o pedido de interdito proibitório que foi negado pela Justiça do Trabalho. Além dessa,  outra audiência de conciliação aconteceu no dia 26.

Fonte: Sindimetal Caxias do Sul