Farmacêuticos debatem em Manaus a Saúde no Brasil

Serão realizados em Manaus, nos dias 12 e 13 de setembro de 2013, o 6º Simpósio Nacional de Assistência Farmacêutica e o 1º Encontro Amazonense de Farmacêuticos no Controle Social da Saúde: compromisso com o SUS.

Uma realização da Escola Nacional dos Farmacêuticos e da Fenafar – Federação Nacional dos Farmacêuticos, o evento discute saúde e políticas públicas, o trabalho do farmacêutico no contexto da saúde, as características da região, o controle social e a valorização profissional, entre outros assuntos.

Mais Médicos em pauta

A carência de profissionais da saúde nas regiões Norte e Nordeste e como superar esse desafio também estarão em pauta. A FENAFAR apoia o Programa Mais Médicos do governo federal  por entender que os médicos estrangeiros vem ocupar vagas não preenchidas por brasileiros, e o Programa tem o objetivo de garantir a presença desse profissional, um dever do Estado, uma vez que a Saúde é um direito de todos.

Entre os convidados estão o Coordenador-Geral de Gestão do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Marco Aurélio Pereira, e o Secretário executivo do Conselho Nacional de Saúde, Márcio Florentino Pereira.

Além dos debates, haverá ainda a exposição de trabalhos científicos.

Confira a programação prevista:

12 de setembro de 2013

Quinta-feira

9h às 12h – Credenciamento
9h – Abertura da Exposição dos Trabalhos Científicos
10h às 12h – Mesa – O trabalho farmacêutico no contexto da saúde
Convidados:
Ronald Ferreira dos Santos – Presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos
Marco Aurélio Pereira – Coordenador Geral de Gestão – CGG/DAF/SCTIE/MS
Julia Roland – Diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa – DAGEP/SEGEP/MS
Coordenadora: Silvana Nair Leite – Presidente da Escola Nacional dos Farmacêuticos

12 às 13h – Intervalo para almoço

13h às 15h – Tema 1 (Grupo de Trabalho) – O trabalho farmacêutico, as condições locais de atuação e as necessidades do controle social (Formação e qualificação desigual, acesso às tecnologias, condições de trabalho, características epidemiológicas regionais).

13h às 15h – Tema 2 (Grupo de Trabalho)  – – O farmacêutico na produção de riqueza e no desenvolvimento da nação  (Organização sindical, Regulação profissional, Concentração da riqueza produzida e Ciência e Tecnologia)

15h às 15h30 – Intervalo para o café

15h30 às 18h – Apresentação dos relatórios dos grupos aos 4 debatedores convidados

19h30 – Abertura Oficial do 6º Simpósio Nacional de Assistência Farmacêutica

20h às 21h – Conferência Magna: O papel do controle social da saúde no Amazonas e no Brasil: compromisso com o SUS!

Conferencista: Márcio Florentino Pereira – Secretário Executivo do Conselho Nacional de Saúde – CNS
Presidente da Conferência: Cecilia Motta – Presidente do Sinfar/AM

21h – Coquetel de abertura

13 de setembro de 2013

Sexta-feira

9h às 11h – Tema 3 (2 Grupos de Trabalho) – As políticas públicas e o trabalho do farmacêutico (Serviços públicos, Serviços privados, Políticas públicas de incentivo à formação, Política de C&T, Qualificação da dispensação farmacêutica)
9h às 11h – Tema 4 (1 Grupo de Trabalho) – As características endêmicas da região amazônica e sua discussão pelo controle social local e nacional.
11h às 12h – Visita aos trabalhos científicos

12h às 13h – Intervalo para almoço

13h às 15h30 – Apresentação dos relatórios dos grupos aos 3 debatedores convidados
15h30 às 16h – Intervalo para o Café
16h às 18h – Plenária final.

Por Sandra Cruz