Porto Alegre sedia o 1º Curso de Formação de Lideranças para Mulheres da CTB-RS

Teve início nesta quinta-feira (05), na sede do Instituto de Formação Sindical Irmão Miguel, da Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetag), em Porto Alegre, o “I Curso de Formação de Lideranças para Mulheres”. A presença de sindicalistas de todas as regiões do Rio Grande do Sul demonstrou a necessidade dessa iniciativa pioneira da CTB-RS diante da ausência da participação política das mulheres nos espaços de poder.

O vice-presidente da CTB-RS, Sérgio de Miranda, recepcionou as participantes na ausência do presidente Guiomar Vidor, que estava em atividade no interior do Estado, mas teve citada uma frase de sua autoria: “Liderança que não se forma, se deforma”, lembrou Miranda. E acrescentou: “Também é verdade que quem forma se transforma ou se qualifica para ajudar a transformar a nossa sociedade com a melhoria na qualidade de liderança e mobilização na luta dos sindicatos em defesa da classe trabalhadora rural e urbana”.

Em sua apresentação, a Secretária de Formação e Cultura da CTB Nacional, Celina Areas, considerou Porto Alegre como “o laboratório” da CTB em cursos de formação. “Quando a diretoria aprovou o planejamento de cursos de formação sindical, o primeiro Estado que nós ministramos o curso foi aqui. Nossa meta nesses cursos é ter no máximo 50 pessoas, mas naquele início foi preciso organizar duas turmas em Porto Alegre, pois se inscreveram 180 sindicalistas”, lembrou.

encontro mulheres ctbrs2

“Essa é a primeira experiência que vamos ter de um curso de formação de lideranças exclusivamente para mulheres, fato que novamente faz de Porto Alegre um laboratório da CTB. O pioneirismo pode produzir alguma falha, mas se isso acontecer vamos aperfeiçoar para os cursos futuros”, assegurou Celina.

A Secretária da Mulher da CTB Nacional, Ivânia Pereira, a primeira palestrante, com o tema “Análise de Conjuntura”, era uma das mais entusiasmadas com a realização do curso. “É uma ideia revolucionária juntar essas mulheres para discutir política, algo que elas não estão habituadas a fazer. Elas apenas discutem o dia a dia da vida sindical, mas hoje estão aqui para discutir política. Para mim, isso significa abrir a cabeça das mulheres para o mundo. Quero levar essa experiência inédita para todos os estados”, anunciou Ivânia.

encontro mulheres ctbrs
A dirigente explicou o significado de sua aula, intitulada “Análise de Conjuntura”, em que todas as mulheres interagiram. “A ideia é, a partir do entendimento da realidade que cada uma dessas mulheres vive, construir um conceito de conjuntura e fazer uma análise dessa conjuntura, colocando todas as mulheres que participam do evento como protagonistas”. como palestrantes dessa análise de conjuntura”.

O curso prossegue nesta sexta-feira (6/9). Pela manhã, a economista Ecleia Conforto vai palestrar sobre o tema “As Mulheres no Mundo do Trabalho”. À tarde, Celina Area coordenará a oficina “Participação e Negociação Coletiva”. Após, haverá a entrega de certificado às 40 lideranças sindicalistas do Estado.

Por Emanuel Mattos – CTB-RS