Portuários de Cabedelo (PB) conquistam 9,5% de reajuste salarial

Os trabalhadores portuários de Cabedelo , na Praíba, obtiveram um reajuste de 9,5% nas suas taxas de produção e salário-dia. Um reajuste que representa apenas um aumento real de 3% em relação à inflação.

Para o vice-presidente da CTB Paraíba e presidente do Sindicato dos Conferentes do Porto de Cabedelo, esse percentual está longe de corrigir uma defasagem de 60% por uma década de congelamento nos ganhos dos trabalhadores.

O  secretário de Trabalhadores Portuários da CTB-PB e arrumador, Josivan Soares, a mão-de-obra dos trabalhadores avulsos do Porto de Cabedelo é a mais barata de todos os portos brasileiros, chegando a uma disparidade de 200% em relação por exemplo ao Porto de Recife.

O presidente da CTB-PB, José Gonçalves, que esteve na reunião com os dirigentes sindicais, enfatizou que os empresários do Porto de Cabedelo a cada dia aumento os seus lucros, cresce o bolo, a custa do trabalho e do suor dos conferentes, arrumadores, estivadores, blocos e vigias e no entanto, quando é para dividir, apresentam apenas migalhas para os trabalhadores.

Na opinião de Gonçalves, os presidentes de sindicatos devem estar atentos a essa situação e não fechar propostas com percentual tão baixos de aumento real para os trabalhadores avulsos.

O sindicalista ainda lamentou que todos falam da melhoria do Porto de Cabedelo, que tem que desenvolver, crescer, se igualar aos demais portos do nordeste, mas quando se trata de conceder aumento salarial, os mesmos que defendem esse desenvolvimento, são os primeiros a oferecerem salários de miséria a esses trabalhadores.

A CTB/PB irá reunir todos os trabalhadores avulsos do Porto de Cabedelo, no seminário, onde será discutida essa situação salarial, como também as condições de trabalho dos mesmos.

Fonte: CTB-PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.