Metalúrgicos cobram fortalecimento do Centro de Saúde do Trabalhador em Jaguariúna (SP)

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região (SindMetal), José Francisco Salvino, o Buiú, se reuniu com a secretária de Saúde de Amparo, Michele Rosin, e com o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, João Augusto Alamino de Souza Campos, no último dia 11 de setembro, para tratar do planejamento de ações do Cerest – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e alinhar uma ação conjunta de atuação.

O Sindicato entende como fundamental o papel efetivo do Cerest na prevenção e tratamento de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O SindMetal faz parte do controle social do órgão e tem trabalhado, ao longo dos anos, pela intensificação das ações de fiscalização às empresas da região no combate às más condições de trabalho.

“Temos muitas empresas na região que desrespeitam as normas de saúde e segurança no trabalho e colocam em risco a vida e a integridade de seus funcionários. Recentemente vimos acidentes fatais acontecendo em empresas da região. Queremos apoiar e reforçar o trabalho do Cerest para que isso não venha mais a acontecer e o trabalhador possa cumprir sua jornada e voltar para sua família em segurança”, explicou Buiú, ressaltando que a luta deve ser por todos os trabalhadores, independente de qual categoria ele pertença.

A secretária de Saúde de Amparo garantiu que a administração está empenhada em dar todo o suporte necessário para uma atuação efetiva do órgão, principalmente no trabalho de prevenção. “Quanto menos acidentes e doenças de trabalho acontecerem menos sobrecarregada ficará a rede pública de saúde. Nosso foco deve ser a prevenção”, ressaltou Michele Rosin.

Também participaram da reunião ocorrida na Prefeitura de Amparo o diretor de Saúde do Sindicato, Tiago Maestro de Souza, o engenheiro de Saúde e Segurança do Trabalho da entidade, Eduardo Martinho Rodrigues, o assessor do SindMetal, Carlito Rodrigues, além do representante do Cerest, Luciano, e do supervisor geral de Saúde do município, dr. José Eduardo Petri.

Na reunião ficou definido que serão realizados encontros mensais entre os órgãos participantes do Cerest com o objetivo de debater um plano de ação conjunto no órgão. A próxima reunião acontecerá no dia 9 de outubro.

Fonte: Sindmetal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.