Centrais sindicais de Sergipe lançam campanha em defesa do Banese

Sou sergipano, sou Banese. Esse é o slogan da campanha em defesa do Banco do Estado de Sergipe lançada, na última terça-feira (24), pelas Centrais Sindicais (CTB, UGT, Força Sindical, CGTB, CUT e CSP/Conlutas), pelas Federações dos Bancários Bahia e Sergipe e dos Comerciários, e Sindicato dos Bancários e Gráficos. Os manifestantes disseram não ao edital do leilão da conta bancária do Município de Aracaju durante um ato público realizado em frente à sede da Prefeitura.

ctb se campanha banese

No mesmo dia, o Sindicato dos Bancários ingressou com uma ação civil pública para tentar barrar a venda da conta bancária por R$ 40 milhões. “Essa não é uma mera transação financeira. É uma medida para enfraquecer o Banese, único banco estadual do Nordeste que resistiu a onda de privatização no governo de Fernando Henrique Cardoso. Não podemos permitir que o sergipano perca esse patrimônio. Se enfraquece o Banese, enfraquece o Estado”, afirmou José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários.

Ivânia Pereira, secretária da Mulher Trabalhadora da CTB, alertou a sociedade para a ação desencadeada pelo prefeito João Alves Filho (DEM) em surdina. “Não podemos fingir que não estamos enxergando. João Alves não divulgou o edital. Colocou caladinho no site da prefeitura, porque a intenção dele era vender a conta e quando sociedade descobrisse, seria tarde demais. Mas nós vamos defender o Banese até João Alves desistir dessa ideia”, afirmou.

Obrigação

A bancária cobrou transparência do Governo Municipal. “O que vocês vão fazer com esses 40 milhões? Quem vai fiscalizar? Cadê a ética e o compromisso com o povo sergipano?”, enfatizou. O coordenador da CSP/Conlutas, Djenal Prado, ressaltou que todos os sergipanos têm a obrigação de defender o Banese que está presente em todos os municípios e povoados do Estado, que investe nos festivais de cultura de Laranjeiras e Japaratuba e que construiu o Museu da Gente Sergipana.

ctb se campanha banese3
O capitão Samuel Barreto, deputado estadual pelo PSL, assumiu o compromisso de formar uma comissão de parlamentares para solicitar uma audiência com o governador em exercício, Jackson Barreto, e tentar uma negociação com o prefeito na tentativa de reverter o leilão da conta bancária do Município.

Edival Góes, presidente da CTB-SE, assegurou que a manifestação foi o primeiro passo, o pontapé inicial de uma luta em defesa do banco dos sergipanos. “Não podemos permitir que o Banese seja fragilizado, porque banco fragilizado é banco a caminho da privatização”, disse. As Centrais e os sindicatos já articulam uma nova manifestação para o dia 4 de outubro.

Fonte: CTB-SE