Após mobilização do Sindicato e trabalhadores, mais uma vitória no Daerp

O Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp) exonerou, nesta quarta-feira (25), sete funcionários que ocupavam cargos comissionados na autarquia. A medida, segundo a Prefeitura, foi tomada pelo superintendente interino Marco Antônio dos Santos em cumprimento à redução de gastos em 20% de autarquias e secretarias determinada pela prefeita Dárcy Vera para que o município possa se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Com a demissão dos cargos comissionados, os servidores do Daerp decidiram encerrar a paralisação de serviços retomada pela segunda vez nesta quarta-feira (25). O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão, Wagner Rodrigues, considerou as exonerações uma vitória do movimento.

A lista com os nomes dos comissionados exonerados foi publicada na edição desta quarta no Diário Oficial do município. Foram demitidos o chefe da seção de micromedição Elvan Silva Barreto, a chefe da seção de serviços gerais Silvia Regina Gonçalves, o assessor administrativo José Luiz Pontim, a chefe da seção de cadastro Solange Aparecida Viana, o chefe da seção de controle operacional José Carlos de Oliveira, a chefe da seção de manutenção de sistema de água Rosângela Duzzi Augusto e o chefe da divisão de obras Newton Pedreschi Chaves.

Em nota, a assessoria de imprensa do Sindicato dos Servidores informou que a medida do Daerp foi uma “vitória dos trabalhadores, que mostraram muita união.” A entidade comunicou ainda que a campanha do sindicato, denominada “Xô Sanguessuga” – contra a manutenção de cargos comissionados nas repartições da Prefeitura deve continuar.

O movimento pela exoneração de cargos comissionados do Daerp começou em 19 de setembro, quando os trabalhadores cruzaram os braços exigindo a extinção de funcionários não concursados na autarquia. Um dia depois da paralisação, os funcionários voltaram atrás e retomaram os serviços após o superintendente anunciar a suspensão de oito funcionários indicados.

A segunda greve, suspensa nesta quarta, foi anunciada após uma reunião sem acordo na tarde de terça-feira com o superintendente do Daerp, Marco Antônio dos Santos.

Além do afastamento dos comissionados, os servidores são contrários aos cortes recentemente anunciados pela administração municipal no pagamento de horas extras e do valor referente a um terço das férias eventualmente vendido pelo servidor.

Portal CTB com agências e Sindicato