Santo André ganha de sindicato primeiro Monumento do Trabalhador

O presidente da CTB, Adilson Araújo, participa no próximo domingo (29), em Santo André (SP), da cerimônia de entrega de uma escultura em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras da região.

Uma iniciativa do Sindicado dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, o primeiro Monumento ao Trabalhador da cidade, tem autorida da reconhecida escultora Tomie Ohtake e homenagerá o trabalhador do Polo Operário do ABC Paulista.

“Em conversa com o secretário municipal de Cultura, descobrimos que temos 27 monumentos e nenhum dedicado ao trabalhador”, afirma o presidente do sindicato, Cícero Firmino da Silva, o Martinha.

Depois da inauguração do monumento haverá show com o grupo Demônios da Garoa, que interpretarão clássicos de Adoniran Barbosa, como Saudosa Maloca e Trem das Onze.

O secretário de Cultura do sindicato, Aldo Meira Santos, revela que, juntamente com a prefeitura, a escolha pela artista de renome internacional como a Tomie Ohtake, se deu em razão de seu olhar sobre os trabalhadores”. Ele revela que a escultura tem 12 metros de altura, 2,5 metros de largura e pesa 15 toneladas. Toda esculpida em aço e carbono, sendo pintada de vermelho sunburst, cor do carro XR3 1984 da Ford.

Além de ser o primeiro monumento dedicado ao trabalhador em Santo André, também é “a primeira obra de Tomie Ohtake no ABC”, reforça Martinha. A obra foi feita numa caldeiraria de Ribeirão Pires, na mesma região e transportada nesta quarta-feira (25) para o Paço Municipal de Santo André, onde será colocada entre o Espelho D’Água e o prédio da Câmara de Vereadores, na Praça IV Centenário, no centro da cidade.

O presidente do sindicato conta que houve uma simbiose entre todos os projetos. A história dos 80 anos do sindicato reflete o espírito de luta do trabalhador do ABC paulista, o grupo Demônios da Garoa comemora 70 anos de carreira e a artista plástica Tomie Ohtake, que veio do Japão para o Brasil em 1936, completará 100 anos no dia 21 de novembro.

Serviço:

Inauguração do Monumento ao Trabalhador, de Tomie Ohtake