CTB-RS promove encontro na Regional do Vale

Na última terça-feira (24), a CTB-RS realizou mais uma etapa dos “Encontros Regionais do Rio Grande do Sul”, ato que faz parte das comemorações dos cinco anos da central no estado. A reunião ocorreu  com representantes dos sindicatos da Regional do Vale – que incorpora o Vale do Rio Pardo, Vale do Jacuí e o Vale do Taquari.

“Estamos muito à vontade sendo recepcionados na casa dos trabalhadores rurais”, saudou o vice-presidente da CTB-RS, Sérgio de Miranda, também tesoureiro da Fetag. Em sua intervenção, ele avaliou que a necessidade de fortalecer a central. “No 3º Congresso Estadual, deliberamos aumentar nossa presença nas regionais da CTB, estaremos mais integrados e mobilizados a fim de contribuir nas atividades locais, como a questão do fumo em Santa Cruz, por exemplo, entre outras. Essas ações regionalizadas certamente vão ajudar a fortalecer a própria CTB”.

Por sua vez, a secretária geral, Eremi Melo, lembrou que um dos principais objetivos da central sindical, desde sua criação era integrar os trabalhadores do campo e da cidade, para ela é importante que essa vontade se torne realidade. “Às vezes se faz muito discurso e na prática não temos o envolvimento no conjunto das lutas dos trabalhadores. A CTB é uma central independente de partidos, credos religiosos, de governos e defende a unicidade sindical. O que nos une hoje é que somos todos trabalhadores”.

Eremi informou que quase a metade dos 125 sindicatos filiados é composta por  rurais. “Uma das tarefas da nova gestão é conquistar um número ainda maior e vamos concretizar essa meta”, destacou a dirigente.

“Vocês levantaram alguns assuntos muito importantes, como a unicidade sindical. Ao defender essa bandeira, temos sido procurados por muitos sindicatos de outras centrais que demonstram interesse em se filiar à CTB por entender que temos a melhor proposta para a classe trabalhadora. Quem quer dividir os trabalhadores tem outros interesses”, advertiu  Sérgio de Miranda.

Durante o debate vários dirigentes se pronunciaram sobre temas como a agricultura familiar, educação no campo entre outros.

Com informações da CTB-RS