Trabalhadores da CTB participam de Seminário para discutir a Saúde do Trabalhador no Ceará

Dirigentes da CTB Ceará e de sindicatos filiados participaram, nos dias 23 e 24 de setembro, do Seminário “Contextualizando a saúde do trabalhador na atuação dos movimentos sindicais e populares”.

seminario cerest2

Voltado para trabalhadores, representantes dos movimentos sindical e popular, juristas, estudiosos, gestores e profissionais do setor, o evento foi promovido pelo  Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/CE. Participaram também represnetantes de sete centrais sindicais, e do governo em suas três esferas de poder e o Ministério Público do Trabalho.

O evento teve como objetivo a criação de espaços de comunicação, informação, articulação e fortalecimento da participação dos trabalhadores no controle social e nas ações que visam sua segurança e saúde.

As atividades que mais têm comprometido à saúde física e mental dos trabalhadores serão apresentadas pelas centrais sindicais e movimentos populares. Entre os convidados, o secretário estadual de Saúde, Ciro Gomes, representantes dos ministérios da Saúde, Trabalho e  Previdência Social e do Ministério Público do Trabalho.

Luciano Simplício, presidente da CTB-CE, que compôs a mesa, em sua intervenção, lembrou dos riscos à saúde do trabalhador promovido pela crescente terceirização. O dirigente destacou ainda a luta das centrais contra a aprovação do PL 4330/04, parado no Congresso Nacional, graças à mobilização da classe trabalhadora.

luciano simplicio cerest
Para José Tavares, dirigente da CTB e presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Ceará (Sindcam), foi uma iniciativa extremamente positiva. “Foi uma excelente discussão que deve servir como exemplo para outros estados realizem atividades iguais. Os companheiros aproveitaram para esclarecer dúvidas e fazer perguntas sobre o tema abordado,  como a seguridade social, o INSS”, afirmou Tavares.

Portal CTB