Bancários conquistam novas adesões contra o leilão das contas da Prefeitura de Aracaju

A campanha em defesa do Banco Estadual de Sergipe (Banese) contra o leilão das contas da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tomou corpo e ganhou novas adesões. Nesta segunda-feira (30), logo mais às 15h, em sessão Especial na Câmara de Vereadores de Aracaju, o presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb/SE), José Souza vai defender a suspensão do leilão das contas da PMA.

A sessão foi aprovada pelos vereadores a partir da iniciativa do vereador Emanuel Nascimento.  Na Assembleia Legislativa de Sergipe, os deputados estaduais da oposição e da situação (Ana Lúcia, capitão Samuel, Francisco Gualberto, Garibaldi, Zeca da Silva) formaram uma comissão em defesa do banco. E na próxima sexta-feira (04), as centrais sindicais farão novo protesto contra a venda das contas da PMA.

Para José Souza, a crescente adesão de setores da sociedade sergipana à campanha contra o leilão “vem reforçar a opinião do SEEB/SE de que essa licitação é uma ameaça ao um dos  patrimônios social e econômico do nosso estado”.

Correndo contra o tempo

Oficialmente, o leilão está marcado para o próximo dia 7. E esta semana, a comissão dos deputados estaduais articula visitas às direções de bancos estatais (Banco do Brasil e Caixa Econômica) na tentativa de impedir a participação dessas instituições no leilão.

Leilão oculto

À surdina, o leilão foi divulgado no site da PMA. Os vereadores e os deputados estaduais e a imprensa local não sabiam do negócio. No início deste mês, os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Sergipe  descobriram o anúncio do leilão e de imediato comunicaram a imprensa. “A denúncia repercutiu e o prefeito fez apressadamente uma coletiva com a imprensa para tentar descaracterizar as denúncias. Os secretários de João Alves afirmaram que o leilão seria para arrecadar recursos para  investimentos e pagar dívidas do município. João Alves faz ouvido de mercador às críticas, mas a sociedade deverá julgá-lo com o enfraquecimento do Banese, caso o leilão se efetive”, afirma José Souza.

Fonte: Seeb-SE