Metalúrgicos de São Marcos paralisam atividades nesta segunda-feira no RS

Na manhã desta segunda-feira (30), os trabalhadores da Bepo Acessórios Automotivos, juntamente com o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, (RS), decidiram pela paralisação das atividades na matriz da empresa, que fica no município de São Marcos.

O presidente Leandro Velho entregou para o advogado da empresa uma lista com dez itens solicitados pelos trabalhadores. Entre as reivindicações estão: igualdade de salário para ambos os sexos, fim da obrigatoriedade de CID em atestados médicos, licença maternidade de 180 dias, implantação de EPIs, pagamento de insalubridade, implantação de PPR, recebimento de ticket refeição mesmo se o trabalhador faltar por três dias durante o mês, fim do assédio moral e sexual, uso livre dos banheiros e não apenas com autorização dos superiores em horários determinados e o pagamento das horas em que os trabalhadores ficaram paralisados hoje.

Segundo o presidente, alguns problemas constatados pelo Sindicato na empresa em 2009 seguem sem resolução, como a implantação do PPR. Desde fevereiro deste ano, dois diretores do Sindicato, Alberto Nascimento e Alcebíades Gonçalves estão participando de frequentes reuniões com representantes da empresa para que sejam atendidas as reivindicações dos trabalhadores, mas nada está sendo feito por parte da empresa.

“O Sindicato está aqui para fazer a sua parte. Estamos aqui para fazer com que estes problemas, que são muitos, sejam resolvidos”, explicou Velho.

O Sindicato aguarda, agora, uma posição da empresa quanto às reivindicações. Enquanto os problemas não são resolvidos, os trabalhadores continuam paralisados.

Fonte: Sindimetal Caxias (Foto: Marcele Brusa Maciel)