Professores de MT em greve fazem velório simbólico de governador

Um grupo de cerca de 80 pessoas, conforme estimativa do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), fez um velório simbólico do governador Silval Barbosa durante manifestação na Secretaria de Educação, em Cuiabá, na tarde desta terça-feira (1º). A categoria está em greve desde o dia 12 de agosto. O protesto ocorre um dia após o governo anunciar que vai cortar o ponto dos grevistas.

De acordo com o professor Cláudio Dias, uma reunião entre os diretores das escolas e a secretaria, prevista para ocorrer nesta tarde, foi cancelada após o ato dos grevistas, que levaram ainda faixas e cartazes. Após o ‘velório’, o ‘caixão’ foi levado para o acampamento dos grevistas, ao lado do prédio do Tribunal Regional do Trabalho.

No início da noite, está prevista manifestação na Assembleia Legislativa com o objetivo de pressionar para que o projeto de lei que prevê dobrar o poder de compra dos trabalhadores possa tramitar e também ser alterado.
saiba mais

O texto que deve ser encaminhado pelo governo deve ser o mesmo já enviado ao Sintep-MT. “Será uma tentativa de dialogar com os deputados, porque queremos tentar que sejam incluídas algumas emendas na proposta”, disse Dias.

De acordo com o Henrique Lopes do Nascimento, presidente do sindicato que representa a categoria, a intenção é que os parlamentares mudem o projeto de lei, antecipando o início do pagamento do aumento salarial para este ano. O estado quer pagar o reajuste somente em 2014.

Greve
Os profissionais da rede estadual de ensino estão em greve há 52 dias para exigir que o poder de compra da categoria dobre em 7 anos, começando ainda em 2013. Eles também reivindicam o pagamento da hora-atividade, mais investimento para a educação e melhorias nas escolas.

O estado propôs dobrar os salários em 10 anos, a partir de 2014, e o pagamento da hora-atividade em até três anos, ou seja, de forma parcelada. A proposta foi recusada nas duas vezes em que foi enviada ao Sintep-MT.

Mato Grosso tem 39 mil trabalhadores no setor, em 744 escolas, e cerca de 430 mil alunos.

Portal CTB com agências