Sinteam cobra CPI para investigar superfaturamento de aluguéis pela Semed

Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) e líderes do movimento estudantil estiveram na manhã da quarta-feira (02), na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para cobrar dos vereadores a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de superfaturamento dos prédios alugados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O Sinteam protocolou no dia 19 de setembro um ofício – direcionado a Mesa Diretora – solicitando a abertura da CPI, mas o documento não foi colocado para apreciação dos vereadores.

De acordo com a presidente da CTB-AM, que também é da diretoria do Sinteam, Isis Tavares, a mesa diretora está sendo omissa em não levar a apreciação dos vereadores o pedido de criação de CPI. “Eles estão ignorando uma denúncia grave e que está relacionado ao desvio de dinheiro. Precisamos investigar esses aluguéis e o Sinteam não compactuará com esse desrespeito a educação”, destacou.

Isis lembra que é responsabilidade do Legislativo municipal fiscalizar o Executivo, neste caso a Prefeitura de Manaus e consequentemente suas Secretarias. “Os vereadores estão se esquivando de uma de suas principais funções e estão esquecendo que estão aqui para representar o povo. Esse dinheiro dos aluguéis podia ser usado para construir mais escolas, melhorar a estrutura das que já existem, mas não é isso que estão fazendo”, ressaltou Isis.

Segundo Isis, uma comissão será formada por membros do Sinteam, líderes estudantis e por vereadores que compõe a Comissão de Educação da CMM para irem até o Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Federal (PF) protocolar as denúncias e pedir celeridade na investigação do caso. De acordo com Isis, essa comissão não impede que o pedido de CPI seja apreciado pela Casa Parlamentar. “Vamos participar da comissão, mas não abrimos mão da instalação da CPI. Vamos continuar coletando assinaturas e fazendo atos nesta casa para cobrar dos vereadores uma postura diante das denúncias”, ressaltou.

Denúncias

As denúncias referentes ao superfaturamento dos prédios alugados pela Semed foram feitas pelo Sinteam e pelo à época subsecretário de educação, Deusamir Pereira, durante o I Encontro Municipal de Educação da Região Metropolitana de Manaus (RMM) realizado na CMM. Deusamir afirmou existir uma quadrilha dentro da prefeitura para “assaltar o dinheiro da educação”. As declarações foram repercutidas pelo Jornal A Crítica. Um mês depois Deusamir foi exonerado do cargo.

Abaixo-assinado – O Sinteam iniciou uma campanha nas redes sociais para coletar assinaturas online no site Petição Pública. Para apoiar a ação basta acessar o site e assinar a petição pública online. O Sinteam também iniciou a coleta de assinaturas nas escolas municipais e nos logradouros públicos da cidade.

De acordo com o presidente do Sinteam, Marcus Libório, as assinaturas serão coletadas online no site Petição Pública e o link já está disponível para acesso.  O abaixo-assinado pode ser acessado no site www.peticaopublica.com.br. Para assinar a petição basta clicar no link “CPI para investigar os casos de superfaturamento nos aluguéis das escolas municipais de Manaus”.  O Sinteam está disponibilizando o link nas redes sociais e também no site do Sindicato no endereço www.sinteam.org.br.

“Vamos às ruas coletar as assinaturas e chamar a população para cobrar do Executivo Municipal explicações sobre esses contratos. A ideia é coletar assinaturas em locais movimentados como o Centro da cidade, terminais e na frente das escolas nos horários de entrada e saída dos estudantes”, explicou Libório.
Movimento Estudantil apóia – Os representantes do movimento estudantil no Estado também participaram da ação da CMM.

Estavam presentes no ato os líderes estudantis da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), União Nacional de Estudantes (UNE), da União Estadual dos Estudantes (UEE-AM) e da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES).

Fonte: Sinteam