Agrovia pagará piso aos movimentadores de mercadorias de Catanduva (SP)

Na última semana, movimentadores de mercadorias da Agrovia, em Santa Adélia, obtiveram uma importante conquista na justiça. A empresa foi condenada pela 2ª Vara do Trabalho de Catanduva a pagar a diferença (inclusive os atrasados desde a data-base – 1º/Fev) e a fixar novo piso salarial aos trabalhadores que estavam enquadrados na letra “C” da cláusula 4ª. da Convenção Coletiva de Trabalho e que recebiam, injustamente, um piso salarial de R$ 903,08.

Fica determinado, a partir dessa sentença, novo piso salarial mínimo de R$ 1.111,14 (para os trabalhadores que tem até 2 anos na empresa) e  R$ 1.132,30  (para os trabalhadores com mais de 2 anos na empresa).

A Agrovia se negava a cumprir a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada entre a Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral do Estado de São Paulo (Fetramesp) e Sindicato dos Armazéns Gerais e das Empresas de Movimentação de Mercadorias no Estado de São Paulo (Sagesp).

O Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Catanduva e região (Sintramcat) entrou com ação contra a empresa, o que resultou numa audiência na Justiça do Trabalho, no dia 22 de julho.

Na ocasião, a entidade apresentou o laudo da fiscalização realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A empresa pediu, então, um prazo para contestar o mesmo. A Justiça concedeu dez dias para apresentação de defesa.

Durante fiscalização, o auditor do trabalho constatou que um grupo de 17 trabalhadores movimentadores de mercadorias estava recebendo piso abaixo do previsto pela CCT.

Fonte: Sintramcat