Bancários do BB e da Caixa de Chapecó (SC) encerram a greve

Em assembleia na tarde da segunda-feira (14), funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal deliberaram pelo retorno ao trabalho a partir desta terça-feira (15). A decisão acompanhou o quadro nacional: nos diversos grandes centros do país a greve nos bancos públicos foi encerrada na última sexta-feira (11).

Os bancos privados retornaram ao trabalho nesta segunda-feira, 14, conforme decisão da assembleia da última sexta-feira, dia 11. O movimento nos bancos públicos seguiu para se buscar novos avanços nas cláusulas específicas de cada instituição.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Chapecó, Xanxerê e Região, Sebastião Araujo, destaca que as questões sociais nas pautas específicas do Banco do Brasil e da Caixa ficaram aquém do esperado. Apesar disso, a avaliação do movimento é positiva, sendo um dos maiores dos últimos anos na região. Em nível nacional, esta greve dos bancários foi a maior dos últimos 20 anos.

Ainda, Araujo expressa que nos últimos dez anos os bancários têm conquistado anualmente aumento salarial acima da inflação devido a mobilização da categoria. Nesse ano os bancários receberam 8% de reajuste salarial, o que representa 1,82% de ganho real. A greve foi encerrada em clima de unidade e mobilização.

O Banrisul continua no movimento grevista. Dos 38 bases sindicais em greve, apenas três retornaram ao trabalho, os outros permanecem no movimento. Em Chapecó, haverá nova assembleia dos banrisulenses nesta terça-feira, dia 15.

Portal CTB com Seeb Chapecó