Marítimos e Portuários da CTB participam da Conferência Regional da ITF Américas

Representada por marítimos e portuários, a CTB participa entre os dias 04 e 08 de novembro da Conferência Regional da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF Américas).

Severino Almeida, vice-presidente da ITF e da CTB e presidente da Contmaff (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos); José Adilson Pereira, secretário adjunto de Relações Internacionais da CTB e vice-presidente da Contmaff; Ricardo Ponzi e Luís Penteado,  presidente e vice da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA); respectivamente, participam como delegados do evento, que pretende discutir  os problemas e alternativas para o setor, bem como definir o Plano Estratégico Regional.

“A conferência é muito importante pois vai unificar o posicionamento da América Latina e Caribe, que será levado ao Congresso da ITF, que acontece em agosto de 2014, na Bulgária. Na conferência também serão indicados os nomes que concorrerão à nova direção da ITF”, afirmou José Adilson.

O evento, que acontece no Rio de Janeiro, na cidade de Rio das Ostras, vai contar com diversas reuniões  e conferências regionais dos setores marítimos, navegação interior, pesca, transporte rodoviário e ferroviário.

Fazem parte ainda da programação da Conferência, oficinas voltadas para as mulheres e jovens trabalhadores do setor de transporte.

“A Conferência Regional das Américas é o evento mais importante da ITF da região. Queremos que nossos filiados participem – que participem no debate do programa de trabalho, que compartilhem suas experiências e seus assuntos e que fortaleçam os sindicatos dos trabalhadores do transporte da região. Os trabalhadores e trabalhadoras do transporte que não possam vir, terão, pela primeira vez, a oportunidade de participar à distância enviando seus comentários para o site; vocês tem suas próprias opiniões e nós queremos ouvi-la”, destaca o secretário regional da ITF América, Antonio Rodríguez Fritz.

Em defesa dos trabalhadores

A ITF representa os interesses dos sindicatos dos trabalhadores em transportes em organizações que fazem decisões em postos de trabalho ou emprego, condições de segurança na indústria dos transportes, tais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização Marítima Internacional (OMI) e a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).

Uma das principais funções da ITF é informar e aconselhar os sindicatos sobre a evolução do setor dos transportes em outros países ou regiões do mundo. A ITF também mantém um departamento especializado em educação, dedicado ao desenvolvimento de sindicatos fortes e democráticos em transportes.

Portal CTB