Dirigente da CTB lança livro em São Paulo nesta quarta (13)

Dirigente da CTB vem a São Paulo para lançamento de seu livro Desvendando Minas: Descaminhos do Projeto Neoliberal nesta quarta-feira (13), no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, onde também ocorrerá o debate Aécio Neves e a blindagem da mídia, a partir das 19 horas. A coletânea de 13 artigos sobre os governos Aécio Neves e Antonio Anastasia, ambos do PSDB, teve organização do diretor da CTB Gilson Reis, também presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais e vereador em Belo Horizonte pelo PCdoB e Pedro Otoni, professor.

Além de Reis, a jornalista e doutoranda em ciência política Erica Anita Baptista também participa do debate que discutirá as políticas neoliberais e a blindagem do senador e ex-governador mineiro por parte da grande mídia nacional. Possível candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves também é comumente acusado de praticar censura nos meios de comunicação de Minas Gerais. Os autores do livro o acusam de ter mais de 30 jornalistas no setor de imprensa do governo mineiro para controlar a mídia local.

O livro mostra a verdadeira face dos governos tucanos, que mídia tratam como muito competentes, mas que na realidade governam contra os interesses da classe trabalhadora. Como mostram os dados dessa coletânea de artigos o governo mineiro “triplicou a dívida — hoje em R$ 80 bilhões — e consumiu parte dela em projetos sem retorno social, como o novo centro administrativo em Belo Horizonte, uma obra de R$ 2 bilhões”, diz o jornalista Luiz Carlos Azenha em seu blog.

Azenha também confirma que “a carga tributária de empresários, comerciantes e mineradoras foi relativamente reduzida, mas sem que isso resultasse na dinamização da economia local, que ainda depende eminentemente dos setores agrícola e minerador de exportação. O PIB de Minas registrou queda de 0,1% no segundo trimestre de 2013 em relação ao mesmo período do ano anterior (enquanto crescia 1,5% no Brasil), o que foi atribuído à queda no preço das commodities”, como consta na obra.

A atividade é aberta e será transmitida ao vivo pelo site do Barão de Itararé (http://www.baraodeitarare.org.br/).

Serviço

Debate: Aécio Neves e a blindagem da mídia

Lançamento do livro: Desvendando Minas: Descaminhos do Projeto Neoliberal

Endereço do Barão: Rua Rego Freitas, 454, conjunto 13 – próximo ao metrô República.

Entrada gratuita

Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.