Encontro inédito de artistas homenageia o Dia da Consciência Negra

Duas gerações de artistas negros brasileiros se encontram em show inédito no Projeto Música no Parque em São Bernardo, no ABC paulista, neste domingo (17), a partir das 16h. Tony Tornado de 83 anos, perto de completar 50 de carreira recebe o rapper Dexter, 40 anos, dos quais passou 13 na cadeia em São Paulo.

Tornado morou em Nova York onde conheceu Tim Maia e o movimento negro dos norte-americanos. Identificou-se com os Panteras Negras, que lutavam pela igualdade racial em seu país. Chegou inclusive a ser preso no Brasil por fazer o movimento característico de protesto eternizado pelos Panteras Negras ao levantar o braço de punho cerrado.

Nascido em Mirante do Paranapanema, interior de São Paulo, em 26 de março de 1930, começou a carreira dublando e dançando e imitando ídolos Chubby Checker e Little Richard, muito nos anos 1960. Atuou no cinema e em novelas.

Ao acompanhar o Trio Ternura em 1970 no 5º Festival Internacional da Canção, interpretando a bela soul BR-3, de Tibério Gaspar e Antônio Adolfo, vencendo a etapa brasileira do festival, marcou o início de grandes sucessos. No início do período mais duro do regime fascista, a canção dizia:

“Há um crime

No longo asfalto dessa estrada

E uma notícia fabricada

Pro novo herói de cada mês

A gente morre

Na BR-3”

Dexter nasceu na capital paulista em 17 de agosto de 1973. Esteve preso por envolvimento com o crime e ao sair da prisão tornou-se uma das principais vozes do movimento hip-hop da periferia paulistana. Para ele, “o rap nacional é uma música enraizada em todo o Brasil”. O cantor acredita que a juventude entende o rap como uma “válvula de escape a favor de suas vidas”, segundo ele, “o hip-hop enquanto cultura, e não simplesmente um movimento, salva vidas”.

Já Tornado defende que o rap grita “pelos nossos direitos, apontando as feridas deixadas por uma parte da sociedade que nos exclui covardemente”. Os artistas prometem um diálogo de gerações com destaque para a promoção da igualdade racial cantando os problemas que enfrentaram e ainda enfrentam em suas carreiras por serem negros.

Ambos expressam de diferentes maneiras  sofrimento dos negros brasileiros.

A abertura do show será feita pela banda da região Izé Mangolô que desde 2008 desenvolve trabalho com ritmos e danças regionais da cultura popular.

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Serviço:

Show: Música no Parque com Tony Tornado e Dexter

Data: Domingo (17)

Horário: 16 horas

Local: Parque Salvador Arena

Avenida Caminho do Mar, 2.980- Rudge Ramos – São Bernardo.

Preço: Grátis

Músicas:

BR-3 (Tibério Gaspar e Antônio Adolfo)

{youtube width=”600″ height=”400″}KfMekHN6x7w{/youtube}

Como Vai Seu Mundo (Dexter)

{youtube width=”600″ height=”400″}qIi5bRezfZw{/youtube}