Sintsama-RJ aprova filiação à CTB, durante congresso

O Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Saneamento Básico e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Região (Sintsama -RJ) realizou seu primeiro congresso entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, durante o evento foi aprovada a filiação da organização à CTB.

De acordo com informações do sindicato, um dos objetivos do evento, que teve como tema “Água, nossa soberania nacional com saneamento ambiental para todos” foi o de preparar a categoria para as lutas  dos próximos períodos, dentre elas o processo eleitoral de 2014, assim como as agendas do movimento social e a pauta sindical.

A Secretária Nacional de Igualdade Racial da CTB, Mônica Custódio, que participou do congresso, parabenizou a diretoria do sindicato pela realização do encontro e fez sua avaliação. “Nossa expectativa passava pela reforma estatutária onde estava apresentada a disposição de alteração a favor de ampliação da diretoria, viabilizando não só a interseção com o setor, com Diretoria de Saneamento Ambiental, mas a transversalidade com os movimentos sociais, dialogando dentro e fora da categoria, com o gesto de inclusão da diretoria de Mulheres, Aposentados, assim como Políticas Sociais e Igualdade Racial”, destacou a cetebista.

Filiação à CTB

Durante a plenária, que ocorreu no sábado (30), os trabalhadores do saneamento  aprovaram por unanimidade a filiação à CTB e à Fenatema/CNTI (Federação Nacional dos Trabalhadores da Energia e Meio Ambiente/Confederação Nacional dos Trabalhadores da Industria), numa votação sem nenhum voto contrário e apenas uma abstenção. As filiações serão referendadas por uma assembleia específica para consolidar a decisão.

Para João Xavier, vice-presidente do Sintsama, com a filiação, o sindicato entra numa nova etapa histórica com condições concretas de fazer os avanços que a categoria precisa. “Esse é um momento histórico para nossa categoria, que fez a opção pela CTB  e pela Fenatema/CNTI com grande convicção, com isso ampliamos os espaços para a luta dos trabalhadores do saneamento,” comemorou  o dirigente.

O presidente do sindicato,Humberto Lemos, também comemorou a decisão da categoria e completou que a atitude é fundamental para colocar a entidade como protagonista das lutas nacionais dos trabalhadores. “Sempre ficamos secundarizados, agora estamos 1º congresso juntos com as entidades que vão recolocar as lutas do sindicato na esfera nacional,” afirmou.

Participaram do congresso o presidente e o vice da CTB,  Adilson Araújo e Joílson Cardoso, respectivamente, também o secretário de Meio Ambiente da Central, Antoninho Rovaris, além da presença de Eduardo Anunciatto (Chicão) da Fenatema e da presidenta da Conam (Confederação Nacional das Associação dos Moradores), Bartíria Lima.

Também prestigiram o evento os presidentes do PCdoB no Rio de Janeiro, João Batista Lemos, da NCST e da CNTI, José Calixto Ramos e da CTB/RJ, Ronaldo Leite, assim como o senador Lindbergh Farias (PT), o deputado federal Glauber Braga (PSB), os deputados estaduais Robson Leite e André Ceciliano (PT).

O senador assumiu compromisso de não privatizar a CEDAE caso eleito governador. O presidente Humberto Lemos, assegurou o compromisso do senador de agendar uma reunião para apresentar o Projeto Água para Todos – para a Baixada Fluminense.Nesse sentido, o deputado Glauber Braga destacou o compromisso dele e do seu partido com o este projeto. No domingo (1º/12), último dia do evento, os congressistas debateram a organização da categoria e as mudanças estatutárias.

O Sintsama-RJ é oriundo da divisão do antigo Sindicato dos Urbanitários em 2000, que se constituiu em dois ramos de atividade, um para o setor elétrico (o Sintergia) e outro para o saneamento, o Sintsama-RJ. Nestes 13 anos as direções que passaram pelo sindicato não realizaram nenhum congresso e nem reformaram os estatutos como era exigência da categoria, pois a nova entidade trazia consigo grande parte do texto estatutário do antigo Sindicato dos Urbanitários.

Com informações da Sitsama-RJ