Para CTB-SE, eleição de 2014 é o grande desafio dos trabalhadores

Caminhadas, atos públicos, paralisações, encontros, reuniões e novas filiações. Em 2013, a CTB Sergipe se manteve na linha de frente na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores. A entidade foi às ruas pelo fim do fator previdenciário, liderou a campanha contra a venda da conta única da Prefeitura de Aracaju por R$ 40 milhões para evitar o enfraquecimento do único banco estadual do Nordeste, o Banese, e reuniu centenas de trabalhadores para comemorar o 1º de Maio em praça pública.

A CTB-SE deu total apoio aos médicos cubanos e aos intercambistas que vieram trabalhar nas unidades de saúde de Municípios do Interior do Estado. Dirigentes de entidades sindicais, filiadas à Central, foram ao aeroporto de Aracaju para recepcioná-los em atos festivos e descontraídos.

Este ano, a CTB-SE reforçou ainda a luta pelo fim do fator previdenciário. Promoveu atos públicos e manifestações no Centro da cidade e na frente da sede do INSS em Aracaju. Apoiou diversas categorias em greve, a exemplo dos servidores públicos do Estado, bancários e trabalhadores da construção civil.

Construiu, com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura, o Grito da Terra Sergipe, e participou, ativamente, do Grito dos Excluídos. Em junho, a direção da CTB-SE promoveu o 1º Congresso Estadual da entidade envolvendo agricultores, bancários, servidores públicos estaduais, municipais e federais, gráficos, secretárias, motoboys, guardas municipais, enfermeiros, jovens trabalhadores, entre outros.

ctb se2

Novos sindicatos se filiaram à CTB-SE este ano, entre eles os rurais de Itabaiana, Monte Alegre, Malhador e Areia Branca, e o dos agentes de Trânsito do Estado. E a CTB-SE fez muito mais. Jogou um papel decisivo nas manifestações populares de junho e julho ao lado dos jovens, das mulheres, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada.

“O balanço da atuação da CTB-SE é muito positivo, mas nós sabemos que ainda há muito a ser feito. Não podemos baixar guarda. Por isso, já estamos nos preparando para 2014 que chega com um grande desafio: o de elegermos trabalhadores para nos representar nas Assembleias e no Congresso Nacional”, afirma Edival Góes, presidente da CTB-SE.

No último encontro da entidade este ano, os dirigentes da Central aprovaram a elaboração de um plano de trabalho para 2014/2015, a realização de dois encontros – o da juventude e o da mulher trabalhadora -, a promoção de um debate específico sobre as eleições do próximo ano com os dirigentes sindicais e de cursos de formação, e a participação ativa nas eleições de importantes sindicatos.

Fonte: CTB-SE