Coletivo Renovação é empossado na diretoria do Sinspeb na Bahia

Despertar a coletividade e o interesse da categoria por mudanças. Com esta tarefa, o Coletivo Renovação (Chapa 2) foi empossado, na última sexta-feira (03), para assumir a gestão do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb) no quadriênio 2014/2017. Durante a cerimônia de posse, realizada no auditório da Associação dos Funcionários Públicos do Estado, a nova diretoria, apoiada pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), comprometeu-se em fazer avançar os direitos da categoria e buscar melhorias para o sistema penitenciário baiano. 

posse Sinspeb3

De acordo com o coordenador geral eleito, Geonias Oliveira, é preciso resgatar o sentimento de pertencimento da categoria. “Vamos voltar às unidades nessa provocação a cada um dos servidores penitenciários. Precisamos filiar esses trabalhadores para que a nossa luta seja uma luta coletiva. Temos que nos abraçar, nos arregimentar para esse processo e apresentar as nossas propostas e as soluções que entendemos ser o melhor caminho para o sistema penitenciário”, afirmou.

Com entusiasmo a nova diretoria expôs os planos de mobilização em defesa de condições dignas de trabalho para os agentes penitenciários e que resultem também em mais segurança para a população. A mudança na postura do sindicato foi colocada como palavra de ordem. “O Sinspeb vinha de um processo de estagnação, foram anos de marasmo. Então, vinhemos para renovar, unir a categoria e fortalecer a entidade para partir em busca de nossos objetivos”, ressaltou o coordenador geral, Reivon Pimentel.

Unidade na luta

O presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira, foi quem convidou a diretoria eleita para subir ao palco e assinar a ata de posse. Ele destacou o simbolismo desse ato por se tratar de uma chapa que representa a renovação na luta da categoria. “Não só acumula o que o movimento sindical conseguiu construir ao longo do tempo, mas traz essa novidade do trabalhador que quer dialogar, quer discutir, quer interagir e se ver representado e essa diretoria é essa total representação. Isso para a CTB é um orgulho e a nossa Central vai buscar contribuir o máximo que puder com essa nova gestão”.

posse Sinspeb2

O conjunto do sindicalismo baiano esteve representado na cerimônia de posse para prestar apoio à nova diretoria do Sinspeb. “Essa categoria inova no momento em que o sindicalismo precisa se revitalizar. Dessa forma, a Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) vai acompanhar esses companheiros novos no sentido de fortalecer a unidade do funcionalismo público na busca da nossa campanha salarial, do respeito à data base, reajuste linear e a negociação da URV”, completou a presidente da Fetrab, Marinalva Nunes, ao recepcionar a diretoria recém-empossada.

Os servidores que acompanharam a posse revelaram também o que esperam dessa gestão. “Nós demos apoio a essa chapa desde o início para oxigenar nossa categoria e, com essa renovação, nós esperamos que o Sinspeb possa encampar a luta dos servidores que estavam órfãos de representação aqui na Bahia”, revelou o agente penitenciário, Ranulfo de Jesus Neto.

A mesma expectativa têm os servidores dos quatro cantos do estado. “O interior acordou. Despertamos a coletividade e o interesse da categoria em se unir. Agora, os trabalhadores do interior terão voz e representação”, comemorou o coordenador do Interior, José Ramalho Rodrigues. A diretora do Departamento da Mulher, Ana Maria afirmou que a busca será pela valorização. “É a primeira vez que o sindicato valoriza a figura da mulher porque nós, agentes penitenciárias, somos desqualificadas, colocadas apenas para fazer revistas e a mulher precisa ser valorizada. E agora, com essa Chapa Renovação, eu creio numa mudança”.

Texto: Wilde Barreto (Fotos: Américo Barros)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.