Aposentados protestam contra o Fator Previdenciário em Aracaju

Nesta sexta-feira (24), a Praça General Valadão do centro comercial de Aracaju foi tomada por aposentados e ativistas sindicais, para reivindicar o fim do método atual do cálculo para a concessão de aposentadoria, denominado de Fator Previdenciário. Alusiva ao Dia Nacional dos Aposentados, a manifestação foi palco de reivindicações para a valorização da aposentadoria, em defesa de reajuste capaz de recuperar as perdas dos beneficiários da Previdência Social dos últimos anos.

O Dia do Aposentado foi criado em 1981, pela lei 6.926, aprovada em 24 de janeiro de 1923. A mesma lei criou a primeira Caixa de Aposentadoria e Pensão e foi a precursora da Previdência Social no Brasil.

Café da manhã

A manifestação em Aracaju foi organizada pela Federação dos Associados e Aposentados e Pensionistas de Sergipe e contou com as presenças das centrais sindicais. A federação ofertou ao público um café da manhã com frutas frescas e sucos. As lideranças do Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb-SE) e da CTB-SE levaram cartazes de protesto contra o Fator Previdenciário.

seeb se aposentados2

No ato, o presidente do Seeb-SE, José Souza defendeu o fortalecimento da mobilização nacional contra o Fator Previdenciário e contra o projeto de lei da terceirização, PL 4330. Ele afirmou que as gerações anteriores a dos atuais trabalhadores e trabalhadoras da ativa ajudaram ao Brasil a chegar ao título de 6ª economia do mundo.

“Eles lutaram bravamente para deixar direitos e conquistas significativas para o conjunto dos trabalhadores. E não será fácil também pra nós e para as futuras gerações manter esses direitos. Teremos de crescer a nossa unidade e fortalecer a nossa luta. E uma dessas batalhas se dar no parlamento brasileiro. Nas eleições de 2014, não podemos dar um tiro no pé elegendo os representantes do empresariado. A metade do atual congresso é composta de representantes dos capitalistas. Temos de eleger representantes da classe trabalhadora para ajudar na aprovação de projetos que beneficie os trabalhadores”, defendeu José Souza.

Corte na aposentadoria

O método Fator Previdenciário foi criado no governo de FHC em 1999 para calcular a concessão das aposentadorias pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As centrais sindicais denunciam que o cálculo trouxe enormes prejuízos para os atuais e futuros aposentados. “O Fator Previdenciário pune aqueles que começam a trabalhar mais cedo e assim se aposentam mais cedo. O cálculo leva em consideração, expectativa de vida, tempo de contribuição e a idade do trabalhador. Essa fórmula achata a aposentadoria. O trabalhador que se aposenta por tempo de contribuição tem uma redução média de 1,67% dos benefícios”, diz o diretor do Departamento dos Aposentados do Seeb-SE, Milton Oliveira.

Por Déa Jacobina – Seeb-SE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.