Dirigente da CTB destaca importância da 2ª Cúpula da Celac

Na próxima terça e quarta-feira (28 e 29), a capital cubana sediará a 2ª reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), primeiro organismo multilateral do qual não participam os Estados Unidos e o Canadá.  

O bloco integracionista foi fundado em dezembro de 2011, em Caracas e teve como presidente anfitrião, Hugo Chávez. 

O secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, lembrou-se de que este encontro realiza-se sem a presença do ex-mandatário venezuelano, falecido em 2013 em consequência de um câncer na região pélvica.

“Chávez foi um homem convicto da perspectiva de unidade e integração regional. Esta cúpula terá que responder e cumprir os desafios que ele ajudava a realizar. Este será um momento muito importante”, disse o cetebista.

A Celac é composta por 33 países da América Latina e Caribe e busca aprofundar a integração política, econômica, social e cultural da região baseada no respeito à democracia e a aos direitos humanos.

De acordo com Divanilton a constituição do bloco é um passo extremamente importante para a região. “Há quase 200 anos Simón Bolívar desenvolveu todo o esforço para a integração e isto, relativamente, se consagra com a Celac”, lembrou o cetebista ao referir-se à Carta da Jamaica – um dos documentos mais antigos em alusão à unidade que foi escrito por Bolívar em 1815.  

O secretário também sublinhou a importância do fortalecimento de iniciativas como esta frente às constantes ameaças do imperialismo dos Estados Unidos e seus aliados. “Este é o momento de reafirmar a importância que a Celac tem no processo de integração”, expressou. Para ele o bloco é uma ferramenta fundamental para enfrentar os efeitos da crise capitalista que atingem os trabalhadores.  

A 2ª Cúpula da Celac visa, entre seus objetivos, o respeito aos modelos políticos, econômicos, sociais, culturais entre outros que garantam o desenvolvimento dos povos e a unidade de esforços pela solidariedade, equidade e igualdade de oportunidades, baseadas na diversidade de cada país.

No último fim de semana (25 e 26), foram realizadas reuniões com os coordenadores nacionais e nesta segunda (27) haverá um encontro de chanceleres. A primeira cúpula ocorreu em 2012 no Chile, quando Cuba recebeu dos anfitriões a presidência temporária do organismo, o próximo país a presidir o bloco será a Costa Rica.

Acompanhe a cobertura completa do evento no site oficial da 2ª Cúpula da Celac

Érika Ceconi – Portal CTB 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.