Esforço coletivo dos metalúrgicos de Jaguariúna (SP) eleva valor da PLR

Depois de uma longa negociação entre o Sindicato dos Metalúrgicos deJaguariúna (SindMetal) e a empresa Casp, de Amparo, no ano passado, pela PLR – Participação nos Lucros e Resultados, com direito a mobilizações e pressões na porta da fábrica, os trabalhadores da empresa receberam, na semana passada, a notícia de que as metas produtivas de 2013 foram superadas e o valor do benefício vai ultrapassar o mínimo de R$ 1.300,00 que cada um teria direito com o alcance das metas.

A Casp anunciou um crescimento de 5,3% no faturamento operacional no ano passado, com um lucro total de R$ 179 milhões – a meta estipulada para a PLR era de R$ 167 milhões. Com o resultado, cada trabalhador irá embolsar um total de R$ 1.411,00. A primeira parcela foi paga em novembro do ano passado e a segunda, já com os resultados do ano apurados, foi ajustada para R$ 761,00 e será depositada em maio.

“Este resultado se deve ao esforço coletivo dos trabalhadores. Sem eles não haveria produção e muito menos lucro. Por ser a maior riqueza de uma fábrica, o trabalhador precisa ser sempre recompensado e valorizado à altura”, afirma o presidente do SindMetal, José Francisco Salvino, o Buiú.

No ano passado, segundo Buiú, a negociação pela PLR na Casp exigiu a mobilização de todos os trabalhadores com o Sindicato, já que a empresa chegou a ameaçar até substituir o benefício por um abono no valor de R$ 350,00 em vale-compras. A falta de diálogo com o Sindicato dificultava o desfecho das conversas, que só chegaram a um bom termo quando a empresa concordou em apresentar uma proposta no valor de R$ 1.300,00 condicionada ao alcance das metas de lucro. Diante da oferta, houve a concordância dos trabalhadores e do Sindicato.

“Esta vitória mostra mais uma vez que sempre vale a pena lutar. Conseguimos superar todas as metas e vamos receber R$ 111,00 a mais do que o valor negociado com a empresa. Temos que continuar unidos este ano para que possamos aumentar nossas conquistas”, comenta o diretor do SindMetal e funcionário da Casp, Robinson Melzani, o Binhão.

Fonte: Sindmetal