Encontro reafirma importância da comunicação para a CTB-BA

Depois de muito debate, o 1° Encontro de Comunicação da CTB Bahia foi encerrado na tarde deste sábado (1º), em Salvador, com o delineamento de um plano de comunicação de abrangência estadual para a Central.

Para o secretário de Comunicação da CTB Bahia, Emanoel Souza, a participação expressiva de diversas bases do interior, de Salvador e da Região Metropolitana mostra que todos querem debater e fazer bem o trabalho de comunicação. “O encontro é um ponto de partida. Nós não temos um plano acabado, mas temos a ousadia. Queremos um projeto de comunicação para a CTB Bahia para falar para amplas massas, para toda a classe. Temos ótimos trabalhos de comunicação realizados pelos sindicatos, mas nós queremos fazer mais. Nós queremos aproveitar a unidade destes sindicatos para falar para todas as categorias e para discutir política neste país”, disse.

ctbba comunicacao

O evento, realizado no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, contou com a presença de mais de 100 pessoas em dois dias. A abertura ocorreu na tarde de sexta, com a palestra do presidente do Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges, sobre os desafios enfrentados pelas entidades sindicais para falar para toda a sociedade. Na manhã de sábado, os dirigentes sindicais e assessores debateram as provocações feitas pelo jornalista e conheceram os planos da CTB para área.

As diretrizes nacionais foram apresentadas pelo assessor de comunicação da CTB Fernando Damasceno, que falou dos planos de realização de um Encontro Nacional de Comunicação ainda no primeiro semestre e convocou os sindicatos a colaborar com o Portal CTB, seja através envio de matérias, vídeos e material de rádio, ou com sugestões para melhorar seu alcance junto à sociedade brasileira.

Em nível local, a secretaria de Comunicação mostrou o layout do novo site da CTB Bahia, que está em processo de construção, apresentou o projeto para produção de programas de tv rádio e de um jornal impresso, além de articular a criação de um Coletivo Estadual de Comunicação e um grupo de trabalho para discutir formas de aplicar as inovações tecnológicas para ampliar o alcance das ideias da Central.

“A gente fez o debate de uma das questões mais estratégicas da CTB: a comunicação, que para nós é algo essencial, tanto no ponto de vista da construção das nossas lutas, quanto da repercussão delas. As ideias e sugestões que foram extraídas aqui, até pelo fato de termos trazido os dirigentes e suas assessorias, mostram um pouco do olhar que a gente está tentando construir junto ao movimento sindical como um todo. Mas, a maior conquista do encontro foi a compreensão dos sindicatos e da CTB da necessidade de um diálogo mais permanente. Enfim, foi uma discussão de muita qualidade, que com certeza vai trazer resultados muito importantes para a Central, concluiu Aurino Pedreira, presidente da CTB Bahia.

Fonte: CTB-BA