Servidores de Ribeirão Preto (SP) descobrem medicamentos em falta na rede pública

O Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão teve acesso a uma lista de medicamentos que estão em falta na rede pública da cidade. A lista aponta diversos medicamentos como ansiolíticos, remédios para pressão e diabetes, além de outros. No material coletado pelo Sindicato também aparece em quais unidades da rede estão faltando os medicamentos.

“São medicamentos importantes, remédios que a pessoa que faz uso contínui não pode sequer pensar e não tomar. O governo deveria parar de falar inverdades na imprensa para tentar jogar a população contra os trabalhadores e mostrar esta triste e cruel realidade. O governo chegou a dizer que é o povo que paga os salários dos servidores. Só gostaria de lembrá-lo que também foi o povo que o colocou na prefeitura e que também paga o seu salário, e que ele deveria cuidar com mais atenção dos trabalhadores e da população”, diz o presidente do Sindicato, Wagner Rodrigues.

“Uma lista tão grande de medicamentos em falta mostra o despreparo do governo para lidar com a saúde em nosso município. São tantos os problemas que a Secretaria da Saúde deveria mudar seu nome para Secretaria da Doença. O governo está mais preocupado com sua imagem do que com a população, pois se estivesse preocupado com o povo, não teríamos tantos medicamentos em falta em toda a rede pública”, fala o vice-presidente do Sindicato, Laerte Carlos Augusto.

Além dos medicamentos em falta, os servidores revelaram ao Sindicato que outros materiais utilizados no dia a dia das unidades de saúde como gazes, seringas e produtos para a esterilização dos equipamentos não estão sendo entregues.

Confira nas listas anexadas todos os medicamentos que estão em falta nas farmácias públicas de Ribeirão Preto. Nas listas estão em destaque o nome dos medicamentos (a cima da lista) e as unidades onde o estoque é zero.

Veja abaixo a lista dos medicamentos que estão em falta e pra que são utilizados.

Hidroclorotiazida: é um diurético tiazídico usado principalmente na hipertensão arterial

Nortriptilina: é um antidepressivo tricíclico

Metformina: É um dos medicamentos de escolha no tratamento do diabetes mellitus tipo 2 especialmente em pessoas obesas ou com sobrepeso

Tiamina: Importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração