Após protesto, servidores do PA convocam ato para o dia 13

Após um grande protesto realizado na última quarta-feira (05), servidores públicos do Pará já deram início à preparação de uma grande manifestação para a próxima quarta-feira (13).

O protesto, iniciado na Praça da República, reuniu vários sindicatos e associações, que uniram- se em prol da qualidade do serviço público. Item que deve compor uma pauta de reivindicações no próximo mês, a ser apresentada no início de agosto ao governador Simão Jatene.

A implantação do Plano de Cargos e Salários é cobrada pelo presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Marcos Fonteles. “É para dar tranquilidade ao trabalhador de crescimento profissional”, justifica. Sindicatos e associações de diversas áreas, como trânsito, saúde, educação e segurança aderiram à unificação.

ato servidores pa3

Desvalorização do servidor

O sucateamento das instituições públicas, as tentativas de privatização e terceirização são pautas em comum para determinados órgãos públicos. Eles pedem ainda a moralização das instituições.

Durante o ato houve panfletagem e explicações sobre as condições de trabalho nos órgãos públicos para a população, que encheu a Praça da República com o Arrastão do Pavulagem.

“Todos os servidores estão unidos para fazer frente às atividades do Governo de não garantir um reajuste que proporcione condições de vida para os trabalhadores. Ao mesmo tempo temos dúvidas se os 9% [percentual do último reajuste] alcança todos. O Governo não deixa isso claro”, afirma Érico de Albuquerque Leal, secretário do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Pará (Sepub).

As reivindicações abrangem ainda as condições de trabalho e a necessidade de fazer frente ao sucateamento das instituições públicas.

ato servidores pa

Dia de Luta e Paralisações

Denominado Dia Estadual de Luta e Paralisações pelo Fim dos Decretos 945 e 954 e pela Valorização dos Trabalhadores do Serviço Público, a manifestação do dia 13 pretendeu reunir milhares de trabalhadores e trabalhadores do serviço público estadual.

ato servidores pa4

A concentração se inicia a partir das 7 horas, na Praça do Operário, em São Braz, seguindo em Caminhada até o CIG – Centro Integrado de Governo, na Avenida Nazaré. A atividade, inclusive, está sendo convocada pelas redes sociais.

marcaoNa última quinta-feira (06), as centrais e entidades do setor se reuniram na sede da CTB para encaminhar os preparativos e construíram uma nota unitária, na qual criticam a postura do governo na condução da negociação. “O objetivo é lutar pela revogação dos decretos famigerados e avançar nas conquistas especificas em cada órgão e, ao mesmo tempo, construir uma pauta estadual unificada dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público para uma forte campanha salarial em abril/2014”, destaca a nota.

“A luta dos trabalhadores do serviço publico está começando sua etapa 2014, desde junho do ano passado o governo sabe o que queremos. Entregamos nossa pauta para eles em junho, em ato com mais de 10 mil pessoas. Após muitas reuniões com o próprio governador, diversos secretários e DAS’s nada avançou. Para piorar o governo vem e reduz vencimentos, gratificações e hora extras, num ataque aos direitos dos servidores”, afirma Marcos Fonteles.

Portal CTB com CTB-PA