Sindicato dos Agentes Penitenciários da Bahia se filia à CTB

A primeira assembleia promovida pela nova diretoria do Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinspeb), na última sexta-feira (07), trouxe a satisfação de uma plenária representativa.

Os agentes penitenciários demonstraram unidade, retomando o interesse em debater a organização do sindicato e as pautas da categoria. Entre os informes apresentados estava a reunião realizada com o secretário de de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, no último dia 22 de janeiro, onde a coordenação geral do Sinspeb listou as reivindicações dos agentes e abriu o diálogo no anseio por mudanças.

sinspeb ba2

“Estamos satisfeitos com essa assembleia, a plenária lotou e a categoria deu uma resposta positiva ao trabalho que estamos desenvolvendo. Isso serve de estímulo para continuarmos nessa luta pela melhoria das condições de trabalho”, celebrou o coordenador geral do Sinspeb, Geonías Santos. Ele explica que o desejo dos trabalhadores é intensificar as mobilizações, podendo aplicar o atendimento padrão nas unidades com restrições de visitas aos detentos, forçando o Estado a negociar. Uma nova assembleia foi agendada para o dia 21 de fevereiro de onde serão retiradas as deliberações desse movimento.

Colocada em votação, a desfiliação do Sinspeb à CUT e filiação à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) foi aprovada por ampla maioria, refletindo o desejo em caminhar junto à uma entidade autônoma , classista e representativa. Com mais de 300 sindicatos filiados na Bahia, a CTB conta agora com os agentes penitenciários para engrossar fileiras na luta em defesa do desenvolvimento com valorização do trabalho e do trabalhador. “É uma categoria do funcionalismo estadual que demonstra grande anseio de renovação. E é nesse sentido que estaremos apoiando e dando o suporte necessário para avançar nas conquistas dos agentes penitenciários”, declarou o secretário geral da CTB Bahia, Ailton Ara, que esteve presente ao evento.

Categoria aprova filiação à CTB

Outras questões relacionadas à organização da entidade, a exemplo do imposto sindical que deixou de ser recolhido pela gestão anterior, os contratos em aberto, pendências e o planejamento para o próximo quadriênio da gestão RenovAção foram pautadas na assembleia com a intensa participação dos agentes lotados na capital e no interior do estado.

Por Wilde Barreto (Fotos: Eduardo Paranhos)