Ato no Pará mobiliza 3 mil servidores para barrar decretos do governo tucano

A CTB-PA e demais centrais sindicais no estado, ao lado da Federação dos Servidores Públicos do Pará e sindicatos dos servidores públicos no estado (SEPUB, SINTEPP, SINDSAÚDE, SINDFEPA, STAFPA, SINDSFEPA, SINTEPA, SINASPA, SINDETRAN, SINDIAMBIENTAL, SENPA e SINDALEPA) realizaram, nesta quinta-feira (13), um unitário ato de lutas e paralisação dos servidores no estado, que levou mais de 3 mil servidores públicos às ruas de Belém.

As entidades sindicais exigiram do governo do estado a imediata revogação dos Decretos 945 e 954, que reduz direitos, vencimentos e anula qualquer possibilidade de implementação de PCCR e de negociação na data base dos trabalhadores no serviço público no Pará.

Mais uma vez o governo tucano mostra seu desinteresse com os trabalhadores ao receber os sindicatos através do Sr. Jair Pinto, chefe-adjunto da Casa Civil, quando os trabalhadores deveriam ser recebidos pelo governador.

para ctb servidores3
Marcão Fonteles, presidente da CTB-PA, afirmou na reunião que “este ato e paralisação demonstra que a luta pela revogação dos famigerados decretos é uma demanda do conjunto dos trabalhadores do serviço público, que tem suas condições de vida aviltadas na aplicação desses decretos e não por mero capricho dos líderes sindicais”, como de forma desrespeitosa afirmou a Secretária de Administração, Alice Viana, quando da reunião com os servidores, no ultimo dia 05.02.2014, na sede da SEAD.

O dirigente do SINDALEPA, Érico Leal, manifestou a importância desse ato que, “de muitos anos, uniu o conjunto dos trabalhadores do serviço público em uma luta concreta, além do apoio de diversas entidades sindicais como Sindicato das Domésticas, bancários, trabalhadores em carro forte, eletricitários, construção civil, entre outras”.

Estiveram manifestando apoio a vereadora Sandra Batista (PCdoB), Marinor Brito (PSOL) e Cleber Rabelo (PSTU). Além dos dirigentes partidários Jorge Panzera (PCdoB) e Aracelli Lemos (PSOL).
 
para ctb servidores1
Após a manifestação dos líderes sindicais presentes na mesa com o governo exigindo de forma unitária a revogação dos decretos e valorização dos servidores públicos, o Sr. Jair Pinto acenou que levaria a demanda ao governador e que no menor espaço de tempo daria resposta aos servidores.

Ao final da reunião, que frustrou os servidores, por não ter sido apresentado nada de concreto e nem ter havido a reunião com quem tem o poder de decisão – o governador Simão Jatene (PSDB) – os trabalhadores optaram por seguir organizando a luta, transformando esse Dia Estadual de Lutas e Paralisações em preparação de greve geral unitária em todo estado do Pará.

Ao final foi marcada reunião de preparação para o dia 17 de fevereiro (segunda-feira), às 15 horas, na sede da CUT para definir os passos necessários para organizar a luta.   

Fonte: CTB-PA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.