Servidores em greve fazem passeata pelas ruas de Boa Vista (RR)

Em greve, os servidores municipais de Boa Vista, Roraima, se reuniram na segunda-feira (17) pela manhã, na Praça do Centro Cívico, e seguiram em caminhada rumo ao Palácio 9 de Julho em protesto contra as perdas salariais.

Com a greve, as aulas em quase todas as escolas foram paralisadas. Nos postos de saúde, somente o serviço de vacinação está funcionando de forma integral e os demais funcionam com efetivo de 30%, conforme a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Boa Vista (Sitram), Sueli Cardozo.

No Hospital da Criança Santo Antônio, os serviços também seguem com o efetivo de 30%. A greve geral foi aderida pelas categorias da Educação, Saúde e profissionais do quadro geral da Prefeitura. Cerca de 3 mil servidores aderiram ao movimento para reivindicar equiparações salariais dos servidores da Educação e da Saúde com os servidores do Estado, regulamentação de 45 dias de féria para professores entre outros.

“No ano passado não realizamos nenhuma paralisação, pois esperávamos que o Executivo apresentasse um plano para revisão salarial, mas nada aconteceu. Em janeiro, demos mais um prazo e nada foi encaminhado até o momento para a Câmara. Agora estamos cobrando da Prefeita um posicionamento e que ela se sente com o sindicato para negociar os planos de remuneração das categorias”, destacou Sueli Cardozo.

A previsão é de que a paralisação abranja 75% dos servidores da Saúde e todos os trabalhadores da Educação e da Administração. No período da tarde, a concentração será na frente da sede da Prefeitura e, à noite, na frente do Hospital da Criança.

Nesta terça-feira (18), os servidores voltam a se reunir, pela manhã, na Praça do Centro de Cívico, de onde seguem em marcha até a Câmara de Boa Vista. Ao longo da semana, os grevistas visitarão o Hospital da Criança, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Finanças.

Portal CTB com agências