Ato do 8 de Março no Sergipe pede mais mulheres na política

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, o Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb-SE) e a CTB-SE realizaram na manhã da sexta-feira (07), um ato em favor na inserção da mulher na política. Com o tema “Mais Mulheres na Política”, a mobilização teve como objetivo chamar a classe feminina para participar da vida política.

Ivânia Pereira, secretária da Mulher Trabalhadora da CTB Nacional, alerta para o número de mulheres existentes no país e a quantidade, que considera ínfima, da população feminina no campo da política. Segundo Ivânia, que já foi candidata, 51% da população do País é feminina e apenas 9% estão inseridas no Congresso Nacional.

Em Sergipe, segundo ela, das 52% das mulheres sergipanas, apenas 20% atuam na Assembleia Legislativa e outras 12% na Câmara de Vereadores. “Eu não tenho dúvida de que as mulheres sofrem discriminação ainda na política. Não é justo que ainda hoje as melhores sejam minoria no congresso, câmara e assembleia. Na Câmara apenas 3 mulheres atuam na política. Peço que as mulheres se filiem e exerça o processo democrático dentro dos partidos”, alerta.

Trabalho doméstico

Ivânia defende ainda, que as mulheres que atuma dentro de suas casas com os afazeres domésticos, devem ter direito à aposentadoria. “Essas mulheres que trabalham dentro de casa precisam ser reconhecidas. Elas devem ter direitos à aposentadoria como qualquer trabalhador”, entende.

Creche

Ainda em comemoração à data, a CTB cobrará a construção de mais creches públicas para as crianças. uma vez que sem creche, as mulheres ficam impedidas de trabalhar. A violência praticada contra a mulher e combate a terceirização da mão de obra também serão debatidos em alusão à data.

Por Eliene Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.