Após manifestação, servidores do Pará são recebidos pelo governo

Os servidores públicos do Pará realizaram nesta quarta-feira (19), uma manifestação em Frente à Secretaria de Adminstração Sead). A categoria reivindica 15% de reajuste salarial; auxilio alimentação de R$ 500,00 (quinhentos reais), fim do assédio e valorização dos servidores públicos.

Desde a última segunda-feira (17),  quando iniciaram uma paralisação, os servidores tentam agendar uma audiência com representantes do governo, que afirmou que só receberia os sindicatos no dia 30 de março. Fato que indignou os dirigentes sindicais. “São vários pontos que não se esgotam em única reunião” alertou o presidente da Federação dos Servidores, Valdo Martins.

Na manifestação desta quarta-feira, os servidores exigiram que a comissão de dirigentes sindicais, fosse recebida pela Secretária de Administração Alice Viana. Reivindicação, que após muita pressão, foi finalmente atendida. A secretária se propôs a realizar diversas reuniões, até que a pauta seja totalmente discutida. A próxima reunião ficou agendada para o dia 31 de março.

ctb pa servidores secretaria2 peq

Para o presidente da CTB Pará, José Marcos Araújo (Marcão Fontelles), a reunião foi positiva, por ter aberto as negociações. “O governo vinha evitando se reunir com os trabalhadores.Então, a audiência foi positiva pois marca o início do diálogo. A primeira reunião foi marcada e deve tratar da pauta social”, afirma o dirigente.

Marcão revela que o objetivo é acelerar a negociação até o dia 17 de abril, quando o acordo deve ser assinado. “Não acho que será uma negociação fácil, já que o governo tem concedido incentivo fiscal para alguns pequenos grupos do empresariado sem pedir a contrapartida social. Mas o fato de estarem todas as centrais e sindicatos unidos já é um fato histórico”, ressaltou o cetebista.

É a primeira vez que as entidades do setor promovem uma Campanha Salarial Unificada e entregam uma pauta conjunta.

Após o encontro, os servidores aprovaram o retorno ao trabalho, mas mantendo o estado de greve e uma nova paralisação no dia 31 de março, dia da primeira rodada de negociação marcada pelo governo.

Portal CTB com agências