Seeb Sergipe exige do BB nomeações de concursados

Nesta segunda-feira (07), em Aracaju, membros do Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb-SE) e a Comissão de Concursados do Banco do Brasil (BB) realizaram um ato público na porta da superintendência regional do BB. O ato unificado exigiu nomeações de aprovados do concurso do BB de 2013.

Aproximadamente 16 mil pessoas concorreram as 210 vagas de cadastro de reserva do concurso do Banco do Brasil para Sergipe. Mas até agora, para o estado, o BB chamou apenas oito pessoas.

Desrespeito e desestímulo

No protesto, os jovens concursados estavam com o “nariz de palhaço”, demonstraram indignação e exigiram mais convocações. O grupo também recebeu apoio e solidariedade dos representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e da Federação dos Bancários de Bahia e Sergipe.

“Investimos estudando, comprando material, pagando inscrições e fomos classificados. Mas até agora menos de 10 pessoas foram chamadas para trabalhar. Isso é frustrante”, desabafa um dos concursados.

O servidor público, Marcos Antônio dos Santos pai de um dos jovens concursados se diz preocupado quanto ao desestímulo por parte da juventude. “A família banca e aconselha seus filhos a estudarem para vencer um concurso. Pessoalmente, também estimulo o meu filho a participar da luta em defesa do seu direito de ser convocado e contra esse descaso do banco. A juventude e as famílias não podem se desmotivar e precisam participar dessa luta”, revela o servidor.

Filas longas

O presidente do Seeb-=SE, José Souza justifica a participação do sindicato na defesa dos concursados. “A nossa luta é também por mais bancários nas agências. O BB quando deixa de convocar os aprovados demonstra não apenas falta de consideração para com os jovens classificados no concurso. O banco também desrespeita os atuais bancários e os clientes. É evidente a demanda por funcionário. Os bancários estão trabalhando sobrecarregados e os clientes enfrentam filas enormes”, afirma José Souza.

Durante o protesto, do lado de dentro do banco, a imprensa presente na manifestação pôde testemunhar a necessidade de mais funcionários. As filas estavam intermináveis.

Segundo José Souza, o BB está adotando uma política neoliberal. “O Banco do Brasil obteve o maior lucro da história do sistema financeiro e está adotando uma atitude neoliberal, focado no lucro”, atesta o sindicalista.

Fonte: Seeb-SE