Sindicato de Trabalhadores em CFC nasce filiado à CTB Alagoas

Em função da necessidade de implantar e desenvolver uma política de fortalecimento das relações entre a categoria e empregadores, os funcionários de Centro de Formação, reunidos em assembleia, fundaram no mês de abril, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Centros de Condutores do Estado de Alagoas (SintraCFC). Outra resolução foi a aprovação da filaição do sindicato à CTB.

Marcada pela presença da categoria, a assembleia mostrou que os trabalhadores e trabalhadoras estão comprometidos com a luta por mais direitos frente aos ditames e aos ataques sofridos pelas empresas patronais do setor. A categoria reagiu, rompeu com essa situação com a fundação do Sindicato e agora aponta o caminho das mobilizações por seus direitos e reivindicações.

São muitas questões sem lutas demandadas como: insalubridade, baixos salários, horas extras, a elevada rotatividade de mão de obra, entre outros. Assédio moral é também uma constante no setor. Tudo isso acontecendo e sem a presença e a mobilização de um sindicato que representasse a categoria, o que agora muda de panorama com a criação da Entidade obreira. Os patrões têm colocado os interesses dos trabalhadores (as) em segundo plano, quando prioriza uma política econômica conservadora, em detrimento da pauta trabalhista. 

sintraCFC fundacao1

A iniciativa teve o apoio da CTB nacional e sua estadual. “Na criação do sindicato foi dado o pontapé inicial para a organização dos trabalhadores e trabalhadoras. Agora é preciso ao lado de todos esses desafios, terem como tarefa a construção de um SintraCFC amplo e de massas, influente, com capacidade de mobilização elevada e com imensa compreensão política/sindical da sua realidade. Portanto, o que temos que fazer é arregaçar as mangas e ir à luta para quebrarmos um paradigma muito grande que existe na classe patronal, onde é preciso enxergar o trabalhador como um investimento na empresa e não como gasto. O desafio está posto, a luta da categoria em prol de conquistas está em curso. Em Alagoas, a categoria terá todo o apoio da CTB para suas mobilizações”, afirma Silval Costa, presidente da CTB-AL.

“É atribuição do Sindicato, enquanto entidade sindical, atuar em defesa de sua categoria. Iremos promover a unidade entre os trabalhadores e todos os dirigentes e equipe. A consolidação do SINTRACFC/AL passa pelo esforço de todos nós e o objetivo do Sindicato é fortalecer a categoria. A partir desse entendimento vimos que é preciso organizar os trabalhadores para fazermos o enfrentamento nessa luta de classes” afirma o presidente do SintraCFC, Carlos Eduardo Silva do Nascimento.

De acordo com o vice-presidente Antônio Félix de Barros, existem em torno de 500 trabalhadores (as) em Centro de Condutores na base do Sindicato e essa decisão em fundar a Entidade terá como principal tarefa, garantir a proteção e defesa dos interesses da classe. “Evidentemente que sabemos que é muito difícil conduzir os conflitos entre o capital x trabalho, é preciso paciência, ousadia e persistência, estar muito bem preparado e atuar com a força da categoria a fim de disputar conquistas nesse processo”, destacou.

sintraCFC fundacao3

Por Dilson Tenório

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.