1º de maio: Festa do SindMetal Jaguariúna vai lembrar luta do trabalhor

O Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região (SindMetal) celebra o Dia do Trabalhador com uma festa para milhares de pessoas, em Amparo, no domingo (04). O evento é exclusivo para os associados da entidade e seus familiares e terá, entre as principais atrações, sorteio de prêmios, show musical, brinquedos e guloseimas para as crianças, além de churrasco, comida e bebida à vontade para os participantes.

A festa será realizada no Amparo Atlético Clube, a partir das 11 horas, e deverá receber cerca de 4 mil pessoas, segundo expectativa da entidade. Para participar será necessário apresentar o convite que está sendo distribuídos aos trabalhadores sindicalizados e dependentes acompanhado da carteirinha de associado. A animação musical ficará por conta da dupla sertaneja Edu & Nando.

Além da celebração festiva, o evento irá chamar a atenção para as atuais lutas enfrentadas pela classe trabalhadora por avanços nas condições de trabalho e qualidade de vida. “A história do Primeiro de Maio remete à luta e resistência de trabalhadores que reivindicavam a redução da jornada de trabalho e buscavam mais dignidade no ambiente de trabalho. Esta luta, obviamente, ainda não acabou. Temos um longo caminho para percorrer até que os trabalhadores brasileiros alcancem conquistas fundamentais para sua qualidade de vida e de trabalho”, afirma o presidente do SindMetal, José Francisco Salvino, o Buiú.

Comemorado em 1º de maio, o Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. No Brasil e em vários lugares do mundo, o dia é um feriado nacional marcado por manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios organizados pelas centrais sindicais e sindicatos.

A história da data remete a 1º de maio de 1886, dia em que ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade norte-americana de Chicago. Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos e, no dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional. No Brasil, a data foi consolidada em 1924, no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data, como a criação do salário mínimo e a entrada em vigor da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), norma que garante os direitos e a segurança do trabalhador até os dias de hoje.

Serviço:

Data: 04 de maio