Eleição no Sindicato dos Bancários da Bahia termina nesta quinta-feira

Termina nesta quinta-feira (08), a eleição para escolha dasdiretorias Executiva e Regional e do Conselho Fiscal do Sindicato dos Bancários da Bahia. A apuração começa logo depois e o resultado oficial está previsto para ser divulgado na sexta-feira.

Os dois primeiros dias de votação foram tranquilos e contaram com grande adesão dos trabalhadores. A participação de toda a categoria no pleito é fundamental, pois é através do voto que o bancário reconhece e legitima as ações da entidade.

Uma grande estrutura está montada para fazer valer o direito democrático de cada sindicalizado. São 47 urnas, entre fixas e itinerantes. Aposentados ou os que votam em separado, como os afastados por doença, usam a urna fixa, localizada na sede da entidade.

Pode votar todo bancário sindicalizado há três meses, no mínimo. É necessário que o trabalhador apresente o crachá da empresa ou a carteira de sindicalização.

bancarios bahia chapa1 2

Participação no interior

A eleição do Sindicato da Bahia também tem a participação dos empregados do interior. Mesmo os bancários de cidades mais distantes fazem questão de participar do pleito. Para a votação, os 213 municípios da base do SBBA foram divididos em regiões.

Entre terça e quarta-feira (06/05 e 07/05), os mesários responsáveis pelas regiões de Paulo Afonso e Ribeira do Pombal percorreram diversas cidades, entre Jeremoabo, Antas e Cícero Dantas. Nesta quinta-feira (08), último dia de votação, seguem para Paripiranga, Adustina, Fátima, Araci e Teofilândia. Depois retornam para Salvador.

Os critérios para votação no interior são os mesmos da capital. Os bancários devem ser sindicalizados há, pelo menos, três meses. Importante lembrar que todo o processo é devidamente fiscalizado e as urnas só serão abertas pela Comissão Eleitoral depois que a eleição é encerrada.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia.