Servidores de Salvador, em greve, fazem passeata pelas ruas da cidade

Servidores municipais de Salvador iniciaram uma caminhada partindo da região da Avenida ACM, na altura do Iguatemi, por volta das 11h desta quinta-feira (8). Eles estão em greve desde o dia 24 de abril cobrando a atualização da tabela de vencimentos para a conclusão da minuta do Plano de Cargos e Vencimentos (PCV).

Os servidores municipais querem que a prefeitura apresente a tabela de vencimentos para a conclusão da minuta do Plano de Cargos e Vencimentos (PCV) da categoria. Eles participam de mesa permanente de negociação sobre o PCV, mas informam que não foram informados sobre valores e decisões do documento final do plano.

A direção do Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps) critica a postura da administração municipal, no que diz respeito, a condução das negociações com a categoria. “Estamos buscando um entendimento suficiente para garantir ganhos para os servidores. Queremos ter o devido merecimento pelo trabalho que realizamos. Somos guardiões dos cofres públicos e zelamos por isso. Não queremos jetons ou benefícios indevidos”, declarou o diretor da entidade, Josué Santana.

Mobilização

sindsesp aaces1 1

Além dos servidores que buscam a implantação do Plano de Cargos e Vencimentos (PCV), os profissionais de assistência à saúde também resolveram manter a greve. A categoria almeja reajuste de salários e melhores condições de trabalho para atendimento à população. A gestão municipal não apresentou qualquer proposta de incremento salarial.

Na quarta-feira (7), os médicos aderiram ao movimento grevista. A decisão foi tomada em assembleia na noite de terça-feira (6). A principal insatisfação da categoria é a implantação do ponto eletrônico sem apresentação da norma regulamentatória, segundo explica Francisco Magalhães, diretor do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed).

Eles reivindicam também a falta de pagamento da insalubridade e falta de segurança nos locais de trabalho. “Tivemos conversa com a secretaria e não saiu nada de concreto. A lei determina que haja negociação na implantação do ponto, de forma isonômica. Decidimos que, enquanto a implantação não fosse discutida, os médicos não bateriam ponto. Com isso, muitos estão sendo descontados e isso acontece de forma aleatória, sem critério algum”, afirma.

Segundo o Sindseps, os serviços paralisados são: Guarda Municipal, salvamento aquático (Salvamar), fiscalização e operação de agentes da Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador ( Sucop), fiscalização do comércio informal pelos funcionários da Secretária de Ordem Pública (Semop), merendeiras e trabalhadores de serviços gerais das escolas municipais, além de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.

Nesta sexta-feira os trabalhadores representados pelo Sindseps estarão reunidos, na praça Newton Rique, em frente ao Shopping Iguatemi para uma a assembleia, que acontece após a reunião de negociação com a Secretaria de Gestão. “Nos esperamos que a tabela de Planos de Cargos e Vencimentos seja adequeda e justa, com um reajuste digno, de acordo com as necessidades das categorias”, destacou Bruno Carianha, presidente do Sindseps.