Chapa da CTB sai na frente na eleição do Sintracomba (PA)

No último dia 29 de maio, a chapa da CTB “Mudar para Avançar” conquistou uma importante vitória ao sair na frente na disputa que deve eleger a nova diretoria do Sintracomba – Sindicato dos Trabalhadores em Construção Civil de Barcarena  (Pará).

Três chapas concorrem ao pleto: a chapa 3 – da CTB, obteve 393 votos , contra 293 da chapa 2 (UGT) e 199 da chapa 1 (Força Sindical).

A Chapa 3 atingiu sozinha a expressiva margem de 44% dos votos. Para Marcos Araújo, o Marcão Fonteles, o resultado demonstra o reconhecimento da categoria no time da chapa 3.

O segundo turno será realizado no próximo dia 25,  entre as duas chapas mais votadas (2 e 3). Marcão Fonteles revela que a eleição só aconteceu por pressão dos trabalhadores, já que o Sindicato já estava há 4 anos com uma junta interventora, formada pelos dirigentes que deram motivo a fraude na eleição passada (2010) e que acabaram por compor a chapa 2.

“A batalha do dia 29 foi uma demonstração viva da garra dos operários e operárias no resgate de um instrumento de luta combativo e intransigente defensor dos direitos da categoria. A Chapa 3, composta de trabalhadores/as do chão de fábrica, deu um show de unidade, de organização, de iniciativa e de vontade de mudanças”, afirmou o cetebista.

Compromisso com os trabalhadores

Marcão frisa que a chapa cetebista vem sofrendo ataques patronais, que culminaram com a demissão de inúmeros trabalhadores. “Os patrões descaradamente apoiaram a Chapa 2, orientando o voto e ameaçando a categoria. A chapa 2 é formada por pessoas que conduzem o Sindicato há vários anos, que fraudaram a eleição em 2010 que acabaram suspensas e conseguiram “prorrogar” o tempo do mandato, compondo a Junta Administrativa. É uma direção que vem trazendo grandes prejuízos aos trabalhadores, perdas de direitos e entraves democráticos”, analisa Fonteles.

O presidente da CTB Pará, junto com os dirigentes estaduais Cleber Rezende, Moacir Martins, Francisco de Assis, Érico Leal, Adamor Nunes e Aquino estiveram acompanhando a ajudando na organização da chapa e enfrentando os ataques da chapa patronal.
Muitos dirigentes sindicais do ramo nacional da construção civil como Raimundo Brito, Amando, Edson Cruz dos Santos, presidente da FETRACOM-BA, bem como dezenas de sindicatos de trabalhadores da construção civil, do Estado e do país todo, estiveram presentes ou mandaram apoio à chapa classista. Estiveram também sindicalistas do SEPUB Servidores Públicos Pará, Eletricitários (PA), Asdeco, Transporte de Valores estiveram na linha de frente de apoio.

Apoio

Raimundo Brito (da Federação da Bahia), tem “convicção de que a chapa 3 sairá vitoriosa no segundo turno, com o voto e apoio da maioria dos associados que votaram na chapa 1 e 3 neste segundo turno.” Essa convicção vem do espírito de mudanças que os trabalhadores demonstraram nas urnas e nos locais de trabalho, afirmou Brito.

Raimundo Moacir, que coordenou o processo de organização “conta com o apoio e voto de todos os companheiros que defendem a mudança e um Sindicato de lutas e conquistas.”.

Para o candidato da Chapa da CTB, conhecido como Espanta, o  segundo turno “vai mostrar  quem está ao  do lado dos trabalhadores e quem vai se acomodar nos braços da chapa dos patrões. Avaliamos que quem merecia ter ido disputar o 2° turno com a Chapa 3 era a Chapa 1. No entanto, quem votou na chapa 2 impediu essa situação ”, disse.

Fonte: CTB-PA