CTB-RS participa de encontro com o Ministro do Desenvolvimento

O presidente em exercício da CTB-RS, Sérgio de Miranda, representou a entidade, nesta quinta-feira (05), no encontro do Governo do Estado com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges. Este foi o primeiro evento que Miranda participou como presidente, já que na última quarta-feira (04), Guiomar Vidor se licenciou do cargo por quatro meses.

A cerimônia, que serviu para que convênios do Plano Brasil Maior fossem assinados, foi marcada pela apresentação do Balanço Executivo do Rio Grande do Sul, feita pelo Secretário de Desenvolvimento e Promoção de Investimento, Mauro Knijnik, em que o percentual do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, divulgado na manhã desta quinta, recebeu destaque. Segundo o secretário, os gaúchos vivem um bom momento com o maior PIB e com a menor taxa de desemprego, em comparação com os outros estados brasileiros.

“Num contexto de crise mundial, os resultados apresentados são fantásticos e espero que possam ser reproduzidos em outros estados. O Rio Grande do Sul conseguiu crescer num período de dificuldades reais. Somos das poucas economias que sofremos avarias ao longo desta tormenta que foi a crise mundial, mas que não naufragamos nossa embarcação, como aconteceu com várias economias fortes”, afirmou o ministro.

Miranda discursou em nome das centrais sindicais e como representante único dos trabalhadores no evento. Aproveitou a oportunidade para agradecer a chance dos trabalhadores poderem participar do encontro num momento em que se apresentam importantes resultados de diversos programas implementados pelo Governo do Estado em parceria com o Federal.

sergio miranda2

“Quero louvar as políticas públicas estabelecidas pelos governos que desenvolvem o estado e o país. Temos visto, no programa industrial Brasil Maior, diversas desonerações na folha de pagamento para vários setores da nossa economia principalmente o industrial. Nos sentimos muito a vontade para falar sobre isso, porque em 2012 realizamos, em Porto Alegre e em outras capitais do país, variadas manifestações contra a desindustrialização, ou seja, a favor da indústria nacional. Porque acreditamos que isso está diretamente ligado com a geração de emprego e renda”, defendeu Miranda.

Em seguida o presidente em exercício da CTB-RS citou dois temas pertinentes. “Tivemos, recentemente, muita dificuldade para aprovar aqui no estado o Salário Mínimo Regional. Só conseguimos graças à grande mobilização dos movimentos sociais, das centrais sindicais, e à determinação corajosa do governador Tarso Genro. Não fossem esses apoios, nossa luta não teria sucesso, porque os empresários não tinham interesse em melhorar o piso salarial do estado. Falando no âmbito nacional, temos como uma de nossas principais bandeiras de reivindicações o fim do Fator Previdenciário. O Governo Federal não quer nem ouvir falar nisso devido à falta de equilíbrio nas contas da Previdência Social. Queremos que as políticas públicas sejam construídas em benefício dos trabalhadores, porque para nós essas políticas só são boas quando atingem de maneira positiva o governo, os empresários e os trabalhadores”, finalizou.

Fonte: CTB-RS