Debates marcam início da 3ª Conferência Estadual de Saúde dos Trabalhadores

Teve início na manhã de quinta-feira (05), na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre, a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (3ª CEST/RS). Depois da cerimônia de abertura, foi aprovada a proposta de regulamento da 3ª CEST. Na sequência, lideranças estaduais debateram na Mesa denominada “Panorama da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”.

O período da tarde iniciou com o debate “A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”. E, em sequência, “A Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”.

Mais de 30 representações da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB-RS) participaram ativamente das Mesas de Debates. A diretora de Saúde da CTB-RS, Débora Melecchi, fez um relato a respeito das etapas anteriores à 3ª Conferência Estadual.

“A 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora foi convocada em dezembro de 2013. Antes, era necessária a realização de etapas macrorregionais e, por fim, a etapa estadual, quando os trabalhadores vão eleger 12 propostas prioritárias que serão discutidas na etapa nacional, que ocorrerá de 11 a 13 de novembro, em Brasília” disse Débora.

“No caso do Rio Grande do Sul foram realizadas sete etapas macrorregionais em que foram colhidas em torno de 200 propostas que estão sendo discutidas nos dias 6 e 7 de junho em Porto Alegre. A partir destas propostas é que serão eleitas as 12 prioritárias do Rio Grande do Sul para a Conferência Nacional”.

Na avaliação da Diretora de Saúde da CTB-RS “os sindicatos filiados à CTB-RS tiveram uma participação muito importante desde as etapas macrorregionais. Nesta quinta-feira (5/6), estiveram presentes em torno de 30 representações, o que demonstra o engajamento e a importância que a CTB-RS dá ao tema”.

Débora também lembrou que, em janeiro deste ano, durante o Fórum Social Temático, realizado em Porto Alegre, a CTB aprovou os eixos estratégicos e políticos de discussão em torno da saúde do trabalhador. “Vinculamos estas demandas à grande política da saúde como uma forma de acumularmos forças e construirmos a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá em 2015, também em Brasília”.

“É importante destacar que foram ressaltadas as grandes bandeiras da CTB: contra a privatização da saúde; contra a terceirização dos serviços na saúde; pela redução da jornada de trabalho; pela valorização de todos os trabalhadores urbanos e rurais; e pela melhoria das condições de trabalho para todos os trabalhadores”, sintetizou a Diretora de Saúde da CTB-RS.

A 3ª CEST/RS terá sequência nesta sexta-feira (6/6), no Colégio Parobé, com reuniões de Grupos de Trabalho pela manhã e à tarde, quando serão definidas as 12 propostas prioritárias do Rio Grande do Sul, além da eleição dos delegados à 4ª Conferência Nacional. E no sábado, novamente na Casa do Gaúcho, será realizada a Plenária Final pela manhã e a tarde, quando serão homologadas as propostas dos trabalhadores gaúchos e os delegados à Conferência Nacional.

Fonte: CTB-RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.