Câmara de Salvador convoca Sessão Solene na III Jornada Cinco Dias pelos Cinco

A Câmara Municipal de Salvador realiza uma Sessão Especial nesta terça-feira (10), às 9 horas, em Solidariedade à III Jornada Cinco Dias pelos Cinco.

O evento é realizado paralelamente, em todo o mundo, com apoio de sindicatos e entidades sociais, reivindicando a liberdade dos cubanos, dos quais três dos cinco ainda permanecem preso injustamente nos Estados Unidos, há mais de 15 anos: Gerardo Hernández Nordelo, Ramón Labañino Salazar, Antonio Guerrero Rodríguez. Já estão livres Fernando González Llort e René González Sehwerert.

IMG 2852A Sessão Especial foi convocada pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB), com apoio da Federação Latino-Americana e Caribenha dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Construção, Madeira e Materiais de Construção (Flemacon), Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira (Sintracom-BA), Associação Cultural José Martí (ACJM-BA) e Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CebraPaz).

Os cinco cubanos foram presos em 1998, em Miami, por agentes do FBI, mantidos no confinamento em solitárias, por mais de 17 meses, antes mesmo que fossem julgados.

Quando o caso foi levado ao tribunal, os cinco cubanos foram acusados do duvidoso crime de “conspiração para cometer espionagem”. Embora o governo dos EUA nunca tenha conseguido provar, todos os cinco cubanos foram julgados culpados e condenados a quatro prisões perpétuas e a 77 anos de prisão.

Portal CTB com CTB-BA