CTB de Irecê promove curso de formação de lideranças classistas na BA

Agregar conhecimento para mobilizar a base.  Foi com essa expectativa que representantes sindicais de diversos segmentos dos trabalhadores participaram do Curso para Formação de Lideranças Classistas, realizado durantes os dias 06, 07 e 08 de junho, na cidade de Irecê, localizada a 483 Km da capital baiana. O curso teve como objetivo qualificar militantes para desenvolver suas potencialidades de lideranças junto aos trabalhadores.

ctb irece curso 09Durante o curso, os representantes puderam discutir o papel do individuo na história, assim como os limites e possibilidades enquanto protagonistas do movimento social emancipatório.

De acordo com Rafael Sydartha, coordenador regional da CTB/Irecê e presidente do Sindicato dos Comerciários de Irecê e Região, a realização do curso foi como a concretização de um sonho, já que há anos, o sindicato vinha discutindo com a CTB a execução do curso na região. “É um sonho realizado. Há três anos, venho dialogando com a CTB para concretizar o curso na região. Primeiramente, o meu objetivo era capacitar a diretoria dos comerciários, porém, depois da posse como coordenador regional da CTB, percebi a necessidade de ampliar o acesso ao curso para todas as categorias. E hoje, tenho a convicção de que todos os esforços valeram a pena. Acredito que a integração entre as categorias possibilitará a ampliação do conhecimento. Isso fortalece o núcleo sindical na região.”

Já o secretário de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) – Delegacia do Feijão, Junior Paiva, destacou a importância de ampliarmos os conhecimentos adquiridos para as bases. “Os participantes deste curso têm agora o desafio de fazer reverberar em seus núcleos e bases as discussões aqui realizadas. Esse é o caminho para que a militância dos movimentos popular e classista seja fortalecida e continue firme na histórica caminhada da resistência.”

O secretário alertou ainda para a importância de compreendermos a origem da exploração para que possamos combatê-la. Organização das mulheres trabalhadoras na luta classista Cerca de 40 lideranças sindicais participaram do curso de formação. Dentre essas, é importante destacar a participação das mulheres. Do total de presentes, mais de 50% foram mulheres. Isso mostra a mobilização delas  pela luta de classe no Brasil. Entre as participantes, esteve presente a presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos do município de Gentil do Ouro, Cláudia Oliveira.

Segundo Cláudia, a atividade reacende o espirito de mobilização da categoria. “O curso vai ser de extrema importância para o fortalecimento da nossa entidade que no momento, precisa resgatar o espirito de mobilização, participação e de crescimento. Sairemos daqui engajados na luta pela qualificação, valorização e melhores condições de trabalho para os servidores municipais.”

Já Lucélia Amorim, representante do Sindicato dos Bancários de Irecê, ressaltou a importância do investimento na formação de lideranças sindicais como instrumento para fortalecer a classe trabalhadora. “É um grande desafio, não só para os sindicatos, como também para as centrais sindicais, investir em ações que despertem a consciência da unidade pela luta dos trabalhadores. É importante investir na constituição de formadores de opinião para avançarmos e melhoráramos as representações dos trabalhadores.”

A assessora de comunicação da Federação dos Comerciários da Bahia (FEC/BA), Antonia Correia, destacou a importância da atividade e elogiou a luta dos comerciários de Irecê, associado â FEC/BA, pela luta continua na defesa e garantia dos direitos dos trabalhadores da região.  Segundo a assessora, “é importante que a Federação também dialogue com a CTB sobre a possibilidade de levar o curso para todas as regiões onde a FEC tenha sindicatos associados”.

Expectativas

Na tarde de domingo (08), o curso chegou ao fim com a promessa de que no mês de agosto acontecerá a 2° etapa do Programa, o curso de Organização Sindical. Segundo Rafael Sydartha, é importante que todos que estiveram presentes nessa primeira parte participem da segunda e que não se esqueçam de colocar em prática o aprendizado adquirido durante os três dias de curso.

Fonte: Sindicato dos Comerciários de Irecê Bahia