Sindimetal Rio denuncia que Estaleiro pode demitir até três mil funcionários

eisa manifestacao

Não é de hoje que o Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindmetal-Rio) denuncia a situação no Estaleiro Ilha S.A. (EISA), que pode deixar desempregados cerca de três mil trabalhadores.

Os funcionários  estão em férias coletivas desde o dia 8 de junho e só retornariam ao trabalho nesta segunda-feira (14), após um adiamento do retorno, marcado inicialmente para o dia 30 de junho. No entanto, segundo o presidente do Sindimetal-Rio, Alex Santos, a empresa decidiu prolongar mais uma vez as férias coletivas até o dia 28, quando promete a volta ao trabalho.

eisa negociacao

Na última segunda-feira (14), centenas de trabalhadores e trabalhadoras do Eisa, realizam junto ao sindicato uma passeata em protesto pelos atrasos de pagamentos e demais Beneficios, até o centro da Ilha do Governador. A atividade foi duramente reprimida pela Policia Militar, que entrou em um confronto violento com os funcionários. Nesta quarta-feira (16), o Sindimetal Rio e os trabalhadores promovem nova passeata no Centro da Cidade, concentração as 14:00 na Candelária.

Os salários estão atrasados há mais de um mês, e o vale-refeição não é distribuído há dois meses. O medo é que a empresa dispense os funcionários.   Segundo Alex Santos, o Estaleiro Ilha informou que está tentando mudar o controle acionário da empresa e pediu o prazo até o final do mês para negociações. Sobre o risco do fim da empresa, ele comenta: “Eu diria que esse risco existe, seria leviano dizer que não”.

A deputada federal Jandira Feghali, que vem acompanhando as negociações, informou que na manhã desta terça-feira (15) aconteceu uma reunião com o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) e que outra está marcada para a próxima quarta-feira (16). Segundo ela, a situação da empresa pode levar às demissões. “A resposta é a seguinte: eles estão sem fluxo financeiro e buscam arranjar um sócio investidor ou vender. Se até o dia 28 não houver nenhum investidor, pode haver o fechamento do grupo”, comenta.

eisa alex

Portal CTB com Sindimetal Rio