Lançamento nacional da Marcha das Mulheres Negras nesta sexta-feira em São Paulo

Bem no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenhanesta sexta-feira (25), ocorre, em São Paulo, o lançamento nacional da Marcha Nacional das Mulheres Negras – Contra o Racismo e a Violência e Pelo Bem Viver, a partir das 19h, na Casa do Professor do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), na Rua Bento Freitas nº 71, próximo ao Largo do Arouche, no centro paulistano. No encontro também será prestada uma homenagem ao centenário da escritora Carolina Maria de Jesus.

Conheça o Manifesto da Marcha das Mulheres Negras aqui

“É muito importante a organização das mulheres negras porque são as que mais sofrem no mercado de trabaho e na vida”, defende Mônica Custódio, secretária de Promoção de Igualdade Racial da CTB. “Somos as primeiras a serem demitidas, têm condições de trabalho muito mais precárias, contam com jornada de trabalho flexível, o que aumenta significativamente as relações de suas vidas”, reforça Mônica. “Às mulheres negras é destinado majoritariamente o trabalho de cuidar do outro e aí ficam sem tempo para cuidar de si e dos seus”.

Centrais sindicais se reúnem na sede da CTB para avançar na luta

mulheres-negras-monica-centrais-reuniao-ctb-2014

Nesta sexta (25), as centrais sindicais juntamente com o Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (Inspir) lançaram o Comitê Propulsor das Mulheres Negras na sede da CTB Nacional com objetivo de avançar na organização da Marcha Nacional das 100 Mil Mulheres Negras (saiba mais aqui) que ocorrerá no dia 13 de maio de 2015 em Brasília.

Acoompanhe tudo no site da Inspir www.inspir.org.br.

“A reunião desta sexta marcou para o dia 14 de agosto na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT) Nacional também em São Paulo, às 10 horas do Comitê Propulsor das Mulheres Negras Trabalhadoras para organizar juntamente com os sindicalistas os encaminhamentos da Marcha”, relata Mônica. Porque mais tarde haverá uma plenária do movimento sindical, também na UGT, para entregar uma pauta unificada aos candidatos aos cargos majoritários”, acentua.

Portal CTB