Congresso dos Marceneiros de SP reúne delegações nacional e internacional

Prestigiado por delegações internacionais, nacionais e convidados, teve início na última sexta-feira (25) o 10º Congresso dos Marceneiros de São Paulo. A abertura do evento foi realizada na sede da entidade, na região central da Capital, mas o Congresso prosseguiu até o domingo (27), na cidade litorânea de Mongaguá.

A CTB participou da mesa de abertura, representada por Divanilton Pereira, secretário de Relações Internacionais da Central, que saudou os delegados e delegadas presentes e destacou a importância da luta da categoria para os rumos do país.

“A CTB tem o orgulho de ter em seu quadro essa combativa e histórica categoria. Temos convicção que esse congresso não só apontará o caminho e reforçará as convicções específicas dessa categoria, mas, também não ficara à margem da grande disputa política que teremos esse ano. Cabe ao conjunto da classe trabalhadora impedir que os neoliberais retomem o comando desse país, pois o Brasil não suportará a possibilidade da direita retomar o comando político da Nação”, afirmou Pereira.

Coordenada pelo presidente do Sindicato, Antônio Lopes, a mesa reuniu ainda parlamentares e sindicalistas do Chile, Uruguai, Cuba, Peru, Índia e Austrália também compuseram a mesa de abertura, que não deixou de lado a questão internacional.

marceneiros diva

Neste âmbito, o dirigente da CTB abordou o novo cenário geopolítico que se desenhou com o 3º Fórum do Brics Sindical, que aconteceu nos dias 15 e 16 de junho, em Fortaleza, e sua importância para os povos latino-americanos e caribenhos.

“O encontro que aconteceu no Brasil que reuniu os Brics e depois com a Unasul, tem não só uma dimensão de encontro de presidentes. O que se constitui nesse país abriu uma grande possibilidade de arranjo geopolitico e financeiro, que pode criar as condições progressistas para os trabalhadores e trabalhadoras de todo o mundo”, destacou o dirigente.

marceneiros delegacao inter

A situação da Palestina não foi esquecida durante o encontro. Os dirigentes foram unânimes ao condenar os ataques desferidos contra o povo palestino e fizeram um minuto de silêncio em respeito às vítimas dos ataques.

Ao final, os delegados e delegadas assistiram a uma apresentação cultural para depois partir rumo à Colônia de Férias da Feticom (Federação dos Trabalhadores da Indústria da Construção e Mobiliária).

No sábado, os debates contaram com a presença do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, que traçou um panorama sobre a organização sindical de base para avanço dos direitos da categoria.

O Congresso se estendeu até o domingo, com mesas e discussões acerca de questões específicas da categoria e a construção de uma agenda de lutas para o próximo período.

marceneiros adilson

Portal CTB